Como ser eficiente na Fisioterapia Neurofuncional





A Fisioterapia Neurofuncional atua na prevenção e no tratamento das disfunções do sistema nervoso central e periférico, trabalhando de forma a recuperar e estabilizar as sequelas relacionadas aos problemas no sistema nervoso.

Essa modalidade tem como objetivo amenizar as consequências de alterações do movimento e paralisias provocadas por inúmeros fatores, como doenças e acidentes.

Os especialistas em Fisioterapia Neurofuncional precisam conhecer a fisiopatologia das doenças e/ou lesões que seus pacientes possuem, mas o que realmente vai determinar o sucesso do tratamento proposto será a correta avaliação das limitações funcionais que estes distúrbios proporcionaram. Afinal, quem fecha o diagnóstico clínico é o médico, sendo responsabilidade do fisioterapeuta apenas o estabelecimento do diagnóstico cinesiológico-funcional.

Diante de uma boa avaliação e um bom diagnóstico, o tratamento será feito com emprego de exercícios segmentares (separados por articulações e/ou regiões do corpo) e funcionais (atos motores da vida diária). A lógica da Reabilitação Neurofuncional é estimular a neuroplasticidade, através de técnicas que aprimoram uma função específica (ex: coordenação motora, diadococinesia, sensibilidades, dissociação de cinturas, equilíbrio postural) ou restauram uma função parcialmente perdida.

No tratamento são aplicadas técnicas como eletroestimulação, atividades manuais, repetição de movimentos e atividades para enrijecer os músculos.

Quando for fazer os exercícios, é preciso prestar atenção na boa execução, prescrito na frequência e intensidade corretas e for utilizado largamente em âmbito clínico e científico, não há restrições para o seu uso. A tolerância do paciente deve ser respeitada, e é importante ter cuidado também com a duração.

Se você tem interesse nessa reunião para potencializar seus atendimentos, precisa conhecer esse COMBO DE FISIOTERAPIA na NEUROLOGIA! Clique aqui e saiba mais!


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário