Como ensinar o Handebol de maneira eficaz?






O handebol como conteúdo educacional pode ser produzido socialmente e reproduzido de forma que seja assistido, aprendido, refletido e modificado possibilitando a inclusão de todos na participação do esporte, sendo este desenvolvido de diferentes maneiras, enriquecendo a cultural corporal do praticante.

O handebol é entendido como um jogo coletivo de invasão, sendo sua prática estimulada inicialmente no ambiente escolar como conteúdo pedagógico da Educação Física.

É preciso para ensinar tal prática, compreender a progressão pedagógica dos conteúdos desta modalidade. É indispensável a compreensão da lógica técnica e tática. No handebol a tática é vista nos sistemas ofensivo e defensivo, que transitam durante o jogo.

Na parte técnica, elegem-se como fundamentos inicialmente necessários o domínio de corpo, a manipulação de bola, o passe, a recepção, o drible e a finalização, que devem ser desenvolvidos nas aulas. Entretanto, é preciso dominar este conhecimento não só para ensinar o Handebol, mas todos os jogos coletivos, promovendo de forma metodológica a progressão pedagógica.

Portanto, mais do que habilidades motoras, o handebol também pode ser capaz de desenvolver conteúdos nas dimensões conceituais e atitudinais, criando possibilidades de compreensão dos conceitos intelectuais e morais. O handebol praticado como elemento educativo no processo de aprendizagem do aluno na escola, interfere diretamente em suas habilidades e também em suas tomadas de decisões durante sua vida.

Existe um alcance que este esporte evidencia, explorado entre as outras demais modalidades, que é a interação das habilidades motoras com as cognitivas, para o exercício contínuo dentro e fora da prática esportiva.

Jogar handebol significa (na defesa) fechar a própria área de gol e o gol, e receber a bola (no ataque) tão habilmente, na proximidade do gol adversário, que se crie uma oportunidade favorável de gol que deve ser aproveitada.Então, professor, crie situações de forma lúdica e divertida que os alunos cheguem a esses objetivos.

Quer aprender a dar aulas de Handebol com segurança? Conheça o curso online  HANDEBOL EDUCACIONAL.  É um conteúdo voltado para potencializar o ensino do Handebol seguindo as idades dos alunos e suas fases de desenvolvimento. Clique aqui e saiba mais!


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário