Psicologia e a depressão





A depressão é uma doença grave, que causa alterações emocionais importantes e que influenciam diretamente a forma como a pessoa percebe, sente e se relaciona com o mundo e com os outros. Indivíduos com esse problema tendem a ignorar os pontos positivos da vida, focando apenas nas suas nuances negativas.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde — OMS, a depressão teve um crescimento de 18% nos últimos anos e futuramente vai ser a doença mais incapacitante de todo o planeta. Atualmente, ela afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo e, no Brasil, esse número já alcança mais de 11,5 milhões de brasileiros.

Embora seja hoje considerado um dos transtornos psiquiátricos mais comuns, a depressão ainda é uma dor silenciosa, e seus sintomas nem sempre são identificados e tratados adequadamente. Quando o quadro é negligenciado, as consequências podem ser catastróficas e levar a casos extremos, como tentativas de suicídio.

Geralmente, costuma-se achar que fatores psicológicos e sociais são os grandes causadores da depressão, entretanto, eles são, na verdade, consequências e não causas. Porém, é importante deixar claro que o estresse, por ter grande impacto na vida de um indivíduo, pode acelerar o surgimento da doença, caso o indivíduo tenha predisposição a desenvolvê-la.

Procurar a ajuda de um psicólogo nesse momento é essencial para que se tenha a oportunidade de descobrir o que, no dia a dia, está fazendo com que a doença se manifeste da forma como está se manifestando. Além disso, a partir do processo terapêutico, há ainda a reeducação comportamental, possibilitando a redução dos sintomas, o que pode fazer com que haja uma melhora considerável no quadro depressivo.

Por isso, é muito importante que o deprimido possa contar com o apoio da sua família e dos amigos e com o acompanhamento de profissionais especializados, a fim de que consiga superar a doença e encontrar, novamente, razões para ter uma vida plena e feliz.



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário