Como é o trabalho de um Nutricionista?





O nutricionista é o profissional que se dedica à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação. Entre as principais atividades do profissional formado em Nutrição, podemos destacar:

  • Elaborar diagnóstico nutricional dos pacientes.
  • Prescrever dietas e suplementos nutricionais para pessoas sadias ou com problemas de saúde.
  • Fazer controle de qualidade dos alimentos em restaurantes e refeitórios.
  • Desenvolver e avaliar produtos que possam ser utilizados na alimentação humana.

Ele pode optar por trabalhar em áreas como: nutrição clínica, nutrição esportiva, marketing nutricional, pesquisa e indústria alimentícia; atuando em hospitais, clínicas, indústrias de alimentos, academias, laboratórios de análise alimentar, entre outros.

Para exercer a profissão de nutricionista é obrigatório possuir o diploma de bacharel em Nutrição em uma instituição reconhecida pelo MEC e obter o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).

A faculdade de Nutrição tem como finalidade formar profissionais capacitados para investigar e contribuir na relação das pessoas com a sua nutrição diária. Sendo assim, o nutricionista atua na promoção da saúde por meio de uma alimentação saudável e específica para cada indivíduo.

Objetivos do curso

Desenvolver projetos educacionais que possibilitem o crescimento e desenvolvimento acadêmico-profissional dos estudantes, buscando também a valorização dos aspectos cognitivos e afetivos que possam contribuir para uma atuação ética, solidária, criativa, responsável e comprometida politicamente com as questões humanas e sociais;

Garantir formação generalista no que diz respeito às áreas de atuação do profissional Nutricionista;

Formar Nutricionistas comprometidos com a melhoria das condições de saúde e, consequentemente, na ampliação da qualidade de vida dos indivíduos e grupos sociais;

Propiciar formação específica na área de estudo e aplicação da nutrição e alimentação, cujo objeto de estudo permeia as relações entre o homem, o alimento e a sociedade;

Formar profissionais para a realização do cuidado nutricional em todas as áreas e campos de atuação do Nutricionista;

Estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas  por meio de projetos de interesse comum voltados para a produção e socialização do conhecimento e em consonância com as diretrizes do Sistema Único de Saúde e com a Política de Segurança Alimentar e Nutricional;

Garantir a reflexão e discussão de alternativas para solução dos problemas nutricionais instalados.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para Nutrição apresenta um grande campo de atuação. Além de abrir seu próprio consultório, o nutricionista encontra oportunidades em restaurantes, padarias, lanchonetes e supermercados, na indústria alimentícia, em clínicas e hospitais.

Outro setor que está em alta para o profissional formado no curso de Nutrição é o de alimentação coletiva. Organizações Não Governamentais (ONGs) procuram por profissionais dessa área para que estes atuem em programas de combate à desnutrição. 


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário