Saiba quais são as principais patologias que a Fisioterapia trata no ombro







O ombro é uma das a articulações mais tratadas pela Fisioterapia, navegando pelas especialidades da Ortopedia, Reumatologia, Desportiva e Pediátrica por exemplo. E cada patologia do ombro tem a sua característica que o fisioterapeuta precisa saber.

A fisioterapia assume um papel fundamental não só na avaliação e diagnóstico, como no tratamento e prevenção da dor e da incapacidade associada ao ombro.

Na avaliação clínica pode recorrer-se a diversos métodos: o mais importante, a observação clínica - cuja identificação e classificação das alterações do movimento dependem da capacidade de observação e manualidade do fisioterapeuta (ex: testes clínicos). Hoje em dia, já podemos recorrer a métodos de alta tecnologia - cuja precisão e rigor das medições depende essencialmente dos métodos e instrumentos utilizados (ex: sistemas de câmeras/optoelectrónicos, sistemas electromagnéticos, etc.).

Mas quais são as patologias que a gente vai encontrar na clínica de Fisioterapia? As patologias:
  • Tendinite de Ombro 
  • Bursite no ombro
  • Tendinite do Supra-espinhoso
  • Artrose no ombro 
  • Capsulite adesiva
  • Discinesia Escapular
  • Lesão no Manguito rotator
  • Luxação no Ombro
  • Síndrome do Desfiladeiro Torácico
O ebook de Fisioterapia em Patologias do Ombro traz todo o tratamento dessas patologias dissecados. Clique aqui e saiba mais. 

A avaliação e classificação destas patologias deve ser feita por um médico ou fisioterapeuta, visto a complexidade mecânica do ombro depender da dinâmica funcional de 4 articulações: acromioclavicular, esternoclavicular, glenoumeral e escápulo-torácica; e da capacidade dos músculos associados (sobretudo a musculatura da omoplata) fornecer a estabilidade necessária a um movimento preciso. A consciencialização da dor e da limitação funcional por parte das pessoas nem sempre acontece numa fase inicial, tornado-se difícil corrigir o movimento, i.e. primeiro instala-se a disfunção do movimento e só mais tarde surge o sintoma associado - dor.

O ebook de Fisioterapia em Patologias do Ombro traz todo o tratamento dessas patologias dissecados. Clique aqui e saiba mais.

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário