Doenças da Coluna Cervical





A dor na coluna cervical, também chamada de dor no pescoço, cervicalgia ou até torcicolo, é muito frequente na população em geral, podendo ocorrer na maioria das pessoas em algum momento da vida.

As doenças da coluna cervical que mais frequentemente causam dor são:

  • Contraturas musculares (torcicolo);
  • Espondilose cervical (desgaste osteoarticular/artrose);
  • Estenose cervical (estreitamento do canal para os nervos/raízes);
  • Hérnia de disco cervical (deslocamento do disco do seu espaço habitual);
  • Doenças reumatológicas;
  • Neoplasias;
  • Traumatismos em geral.

Alterações estruturais como cifose e lordose também podem gerar dor na cervical, mas tendem a regredir com medicamentos e fisioterapia. Nos casos de complicação com compressão nervosa, o tratamento da cervicalgia pode demandar terapias alternativas para alongamento, fortalecimento muscular e correção da postura como reequilíbrio da coluna (RCV), reeducação postural (RPG) ou pilates.

Cursos online na área de Medicina

Para auxiliar no diagnóstico e tratamento é possível recorrer ainda a médicos de diferentes especialidades como reumatologista, fisiatra ou neurologista. Quando a dor na cervical não regride com os tratamentos convencionais pode ser necessária a realização de cirurgia.

A necessidade e viabilidade de uma cirurgia da coluna cervical será avaliada em consulta presencial pelo cirurgião ortopedista ou neurocirurgião. Ambas especialidades estão aptas a realizar a cirurgia na cervical. Nos casos de compressão nervosa o médico mais procurado costuma ser o neurocirurgião devido a sua especialização na estrutura e funcionamento do sistema nervoso central e periférico.

Na consulta presencial o médico irá avaliar a fluidez dos movimentos e a localização dos focos de dor. Para um diagnóstico preciso o médico irá solicitar exames de imagem para identificar a origem da dor e a melhor visualização das estruturas internas. Com os exames em mãos o neurocirurgião poderá definir se é possível a realização de uma cirurgia minimamente invasiva de rápida recuperação e definir um tratamento personalizado, que poderá incluir desde a simples retirada de uma hérnia de disco até a utilização de prótese para correção de um escorregamento de vértebra.

Uma intervenção invasiva é considerada de urgência quando há dificuldade para realização de atividades de rotina ou quando ocorrem problemas de visão, audição, deglutição, perda de apetite ou de peso sem outro motivo aparente.

Duas dicas para quem lida com Cervicalgias:

Curso de Fisioterapia em Cervicalgias - No curso Fisioterapia em Cervicalgias do Portal Educação, por meio da Educação a Distância, o participante estudará aspectos relacionados com a anatomia, biomecânica e tratamento das cervicalgias.

Curso Liberação Miofascial Instrumental MioBlaster (IASTM) + Ventosas - Esse é um curso COMPLETO sobre Liberação Miofascial Instrumental (IASTM) e de Ventosaterapia mas você também vai receber de bônus o conteúdo COMPLETO de Pontos Gatilhos. Clique aqui!



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário