Objetivos da Terapia Nutricional pra portador de HIV/Aids







A Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) foi identificada em 1981. Seu agente etiológico (causador) é o HIV (human immunodeficiency virus). A evolução natural da infecção caracteriza-se pela intensa e contínua replicação viral que leva à alteração do sistema imune.

Pessoas subnutridas vivendo com o HIV têm duas a seis vezes mais chances de morrer nos primeiros seis meses de tratamento, e a fome é uma das barreiras à adesão no longo prazo

O estado nutricional de pacientes infectados pelo HIV sofreu mudanças após o início do uso da terapia antirretroviral altamente ativa (HAART = highly active antiretroviral therapy). Observou-se uma diminuição da incidência de infecções oportunistas e da desnutrição, entretanto, uma variedade de anormalidades metabólicas tem sido associada ao uso prolongado dessa terapia, como: diabetes mellitus, nefrotoxicidade e dislipidemia.

A terapia nutricional (TN) é indicada quando o paciente perde muito peso (>5% em três meses) ou tem depleção da massa celular corpórea (MCC) (>5% em três meses). Os objetivos da Terapia nutricional no paciente portador de HIV/Aids são:

  • evitar a desnutrição, principalmente a perda de peso corporal (> 10% do usual), por meio do fornecimento adequado de nutrientes;
  • minimizar os sintomas do HIV (ex: má absorção) e prevenir infecções;
  • minimizar os efeitos da terapia antirretroviral (diabetes e dislipidemias);
  • manter a composição corpórea ao preservar a MCC;
  • promover a qualidade de vida.
A terapia nutricional associada à atividade física promove significativa alteração na composição corporal nos pacientes com HIV sob terapia com HAART e, por isso, é  uma boa alternativa para portadores do vírus.

Quer saber mais sobre esse assunto?  O curso Nutrição e HIV, por meio da Educação a Distância, oferece ao profissional conhecimentos sobre epidemiologia, sistema imunológico, manifestações clínicas, transmissão vertical, terapia antirretroviral, tratamento e muito mais. Saiba mais clicando aqui.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário