Atuação da Fonoaudiologia Educacional






A fonoaudiologia educacional é a área de atuação do fonoaudiólogo que visa a promoção de ações de educação dirigidas à comunidade escolar nos diferentes ciclos de vida, levando-se em consideração a realidade socioeducacional dos indivíduos envolvidos, a partir de estudos que envolvam o contexto de saúde e educação daquela população.

Ao inserir a fonoaudiologia em uma escola, o campo de trabalho abrange três funções principais: Participação na Equipe; Triagem; Terapia.

Quando se fala em participação, refere-se a uma equipe multiprofissional que envolve: professores, psicólogos, orientadores pedagógicos e educacionais. É com essa equipe que o fonoaudiólogo vai atuar, desenvolvendo o papel de Assessor.

O assessor tem a função de transmitir os conhecimentos específicos da sua área para os demais do grupo, utilizando diversos recursos, através de palestras, pequenos cursos, programas de treinamento e outros. Compete a ele também elaborar planejamentos trabalhando em equipe com o orientador pedagógico.

Ao fonoaudiólogo, cabe proporcionar orientações e sugestões técnicas aos educadores, em uma relação de troca, relevando de modo a revelar os fatores favoráveis ao aprendizado de cada indivíduo. As ações incluem interlocuções periódicas com a comunidade escolar, de forma que os próprios alunos, pais e educadores envolvam-se na busca pelos meios que proponham melhor desenvolvimento biopsicoeducacional dos escolares.

No ambiente de sala de aula, o fonoaudiólogo pode trabalhar em parceria com o professor na realização ou orientação de propostas coletivas que propiciem o desenvolvimento da audição, motricidade orofacial, fala, voz, linguagem oral e escrita. É interessante que o educador possua conhecimentos sobre o desenvolvimento destes aspectos da comunicação para que seja um facilitador desse desenvolvimento no educando.

A participação do fonoaudiólogo também pode acontecer em associação com a equipe pedagógica na escolha de métodos e técnicas que favoreçam a aprendizagem, sempre levando em consideração as condições dos aprendizes, sejam crianças, jovens ou adultos, com a finalidade de aprimorar seus padrões de leitura e escrita. Além disso, o fonoaudiólogo fica responsável por esclarecer os profissionais, à medida que surjam problemas relativos à sua área.

Para finalizar, Atuação Fonoaudiológica dentro das Instituições de Ensino vem sendo cada vez mais solicitada, por ser capaz de trabalhar com a prevenção, estimulação, diagnóstico e tratamento das diversas desordens do desenvolvimento infantil envolvendo alterações de comunicação, desempenho cognitivo(atenção, memória, raciocínio) e de aprendizagem. Se você é fonoaudiólogo e deseja atuar dentro da Educação, o Curso Fonoaudiologia Educacional é para você.Clique aqui e saiba mais!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário