Planos atualizados para o BNCC



 


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017, amplamente divulgada em 2018 e definitivamente implementada em 2019, é um documento criado pelo MEC para orientar as escolas no desenvolvimento de um currículo unificado para o ensino infantil, fundamental e médio.

Isso significa que quem lida com a Educação Escolar, seja qual for a matéria, terá que se adequar às normas impostas pelo MEC.


O BNCC estabelece a organização do Ensino Fundamental por Áreas do Conhecimento. São cinco as Áreas: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. Cada Área possui seus Componentes Curriculares (antigas disciplinas) e, em alguns casos, ainda há Unidades Temáticas dentro dos Componentes Curriculares.

Além das dez Competências Gerais da BNCC, existem Competências Específicas das Áreas de Conhecimento e Competências Específicas dos Componentes Curriculares.

Sendo assim, no contexto da escola os docentes têm o papel de garantir aprendizagens mínimas necessárias, firmadas pela BNCC, para que os alunos do Ensino Fundamental desenvolvam Competências. E para tanto, é necessário se trabalhar com Habilidades e com os Objetos de Conhecimento que, por sua vez, se relacionam com conteúdos escolares.

Nesse sentido, o professor precisa planejar atividades pedagógicas com a intencionalidade de favorecer o processo de aprendizado e de desenvolvimento, possibilitando que os alunos  explorem suas potencialidades e deixem evidentes suas concepções de mundo.

Para se alinhar definitivamente a essa norma, tenho um material exclenete para indicar. Se a BNCC te enlouquece ou você está sem tempo para montar o seu planejamento, esse é o material certo para você!

Esses Planos de Aula atualizados pela BNCC  foram produzidos exclusivamente para orientar e auxiliar o professor a enfrentar as dificuldades do cotidiano escolar com sucesso e tranquilidade. Material de qualidade atualizado pela BNCC, adaptável às diferentes realidades escolares (públicas/privadas, capitais/interior). Clique aqui e tenha planos para todas as séries


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário