Shantala para profissionais!







Há cada vez mais profissionais utilizando a Shantala nos seus atendimentos e, com isso, atendendo um novo público. Mas o que é a Shantala?

A Shantala é uma massagem tradicional milenar indiana que pode ser aplicada a partir do primeiro mês de vida.Foi trazida ao ocidente pelo médico francês Frédérick Leboye.  Na massagem shantala, o bebê é estimulado por toques e massagens que ampliam a sua relação com os pais, trazem relaxamento, aumento da percepção corporal, equilíbrio e tranquilidade

A shantala pode ser feita em crianças de até 9 anos. Para começar, coloque uma música suave e deixe o ambiente aquecido. O bebê não pode sentir frio. Com o nascimento do bebê, o que as mamães e os papais têm de mais precioso com ele é o toque, pois é através desse ato que a criança irá conseguir perceber o mundo externo que ele está após o nascimento e poderá sentir todo amor e carinho transmitido pelos pais.

A Shantala como qualquer outra massagem específica para os bebês, irá trazer benefícios para ambos: filhos e pais. Com a massagem podemos acalmá-lo, evitar cólicas, gases, doenças, nascimento dos dentes, insônia, melhora a digestão, aumento do poder sensorial e da ligação afetiva. 

 Do ponto de vista psíquico, a shantala aumenta o vínculo do cuidador com o bebê, proporciona consciência corporal, transmite segurança nas relações afetivas e estimula o desenvolvimento psicomotor. Outros benefícios:

. Melhora a respiração

Os movimentos da massagem feitos no peito  expandem a caixa torácica melhorando os padrões respiratórios, o que reduz significativamente a incidência de doenças respiratórias. Os movimentos na barriga auxiliam o funcionamento do intestino e do estômago. A própria posição em que o bebê fica, de costas, estimula a coluna vertebral, e a movimentação de braços, mãos, pernas e pés facilita o desenvolvimento da musculatura e o aprendizado de abrir e fechar, pegar e soltar.

. Melhora na qualidade do sono
A Shantala relaxa, traz conforto  e segurança ao bebê, aspectos fundamentais para que o bebê tenha um sono tranquilo. O toque diminui a produção do hormônio do estresse (cortisol) e ativa a produção de endorfina, hormônios responsáveis pelo bem estar e alegria, diminuindo a irritabilidade e ansiedade e contribuindo para a melhora da qualidade do sono.

. Alívio das cólicas, melhora da digestão e da circulação
Pela imaturidade do aparelho digestivo é muito comum os bebês sentirem cólicas. Os movimentos feitos durante a Shantala ajudam a relaxar a musculatura abdominal, diminuindo assim as dores, gases e prisão de ventre. Não é indicado fazer a massagem no momento da crise, apenas algumas sequências específicas.

. Consciência corporal
A criança ganha mais noção de espaço e dos limites do seu corpo, se movimenta melhor. À medida que ela vai crescendo, não cai com facilidade e não esbarra tanto nas coisas enquanto anda de um lado para o outro.

.  Facilidade para se relacionar
A Shantala aumenta o vínculo do cuidador com o bebê, transmitindo segurança nas futuras relações afetivas.

. Fortalecimento imunológico
A massagem ativa toda circulação sanguínea e linfática, estimulando todos os órgãos dos bebês e fortalecendo seu sistema imunológico.

Já para os pais, os benefícios da massagem feita irá trazer a confiança em lidar melhor com o bebê, aumento da leitura dos sinais, além de dar a possibilidade de conhecer melhor o corpo do seu bebê, unindo mais os laços familiares. Uma boa hora para se fazer a shantala é antes do banho, pois o banho completa o relaxamento e retira o excesso de óleo terapêutico do bebê.

Conheça o Curso online Sobre Shantala. Aprenda as sequências de massagem e como fazer banhos aromáticos.

Outros Cursos de Terapias Alternativas:



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário