Ginástica Laboral na Educação Física e na Fisioterapia





A ginástica laboral (GL) constitui na prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho, tem o objetivo de prevenir e diminuir lesões ocasionadas com relação ao trabalho. A GL é aplicada nas empresas por fisioterapeutas e por profissionais de Educação Física. Como a GL tem crescido nos últimos anos,surgiram conflitos sobre qual profissional está mais apto para aplicá-la.
A ginástica laboral é um tipo de atividade física que tem por objetivo evitar e reabilitar possíveis lesões, além de colaborar para o incentivo da prática de atividades físicas diárias. Desta forma, o profissional que atua com esta modalidade, tem como trabalho incentivar seu aluno e ajuda-lo a manter uma boa movimentação do corpo diariamente.
Uma das práticas mais trabalhadas na ginástica laboral é o alongamento, que tem como objetivo preparar o aluno, compensar algum tipo de lesão, relaxar o corpo e corrigir os movimentos, trabalhando com todos esses itens de maneira geral.
Desta forma, é importante que o instrutor de ginástica laboral tenha um conhecimento profundo sobre essas técnicas, para que ele possa auxiliar seu aluno da melhor maneira e trabalhar cada um dos itens acima de forma unificada.

Tipos de Ginástica Laboral

ginastica-laboral-4
Na ginástica laboral, podem ser trabalhados 5 objetivos diferentes, sendo:

Preparatória: é o tipo de ginástica laboral que tem por objetivo preparar o aluno para o dia a dia, garantindo um maior rendimento seja no seu ambiente de trabalho, ou atividades em casa.
Compensatória: tem por objetivo realizar movimentos compensatórios que auxiliem na prevenção de má postura e esforços repetitivos por exemplo.

Relaxamento: os exercícios executados neste tipo de ginástica laboral, tem por objetivo relaxar o aluno, auxiliando na oxigenação das estruturas musculares envolvidas na tarefa diária.

Preventiva: é responsável por aumentar a resistência do aluno, consequentemente colaborando para a prevenção de lesões.

Corretiva: atua na melhora de ergonomia no trabalho auxiliando para o ganho de consciência corporal.
Ginástica Laboral - Educação Física x Fisioterapia

Os fisioterapeutas estão habilitados à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterápicas, a sua ordenação e indução no paciente, bem como o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional. A incumbência deles é o acompanhamento e o tratamento das lesões já instaladas. Limite este que já está fora da ação do Profissional de Educação Física.

O Profissional de Educação Física atua, por meio de métodos preventivos, para minimizar e/ou evitar a possibilidade de ocorrência de lesões decorrentes das atividades repetitivas/cotidianas, do estresse causado pela atuação laboral e de atividades que tragam algum risco para os trabalhadores.

Fisioterapeuta ou profissional de Educação Física,você quer se especializar em Ginástica Laboral? Então precisa conhecer a Laboral School. 

A Laboral School é a Escola Avançada de Ginástica Laboral, um programa online completo de formação em Ginástica Laboral onde estudantes e profissionais de Educação física e fisioterapia podem se capacitar para aumentar os seus resultados na área de Ginástica Laboral. Clique aqui e saiba mais!




Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário