Os ossos da Cintura Escapular






A cintura escapular é formada por dois pares de ossos, que incluem as escápulas e clavículas.


A clavícula

A clavícula é um osso longo que tem forma de "S" de forma superficial, além de ser palpável em toda sua extensão. Ele conecta o membro superior ao tronco.

O veio (corporal) da clavícula tem uma curvatura dupla em um plano horizontal. Sua meia medial é convexa anteriormente e sua extremidade do esterno é alargada e triangular onde se articula com o manúbrio do esterno na articulação esterno-clavicular. O medial dois terços do eixo da clavícula são convexos anteriormente, enquanto que os dois terços laterais são achatados e côncavos anteriormente.

A face superior da clavícula, encontrando-se apenas profundamente ao músculo platisma pele e no tecido subcutâneo é suave. A superfície inferior da clavícula é áspera e fixada à primeira costela perto de sua extremidade esternal que suspende a escápula da sua extremidade acromial. O tubérculo conóide perto da extremidade acromial da clavícula, dá fixação ao ligamento conóide, a parte medial do ligamento coracoclavicular pela qual o restante do membro superior é passivamente suspenso a partir da clavícula.

Outras partes na superfície da clavícula incluem a linha de trapézio, o sulco subclávio no terço médio do eixo, que é um local de ligação do músculo subclávio. Mais medialmente temos o ligamento costoclavicular, uma área oval resistente, entre as costelas e a escápula, muito importante na biomecânica do ombro.

A escápula

A escápula ou omoplata é um osso triangular plana que se encontra sobre o aspecto póstero-lateral do tórax, recobre da segunda à 7ª costela.

A superfície posterior convexa da escápula está dividida por uma crista de espessura do osso saliente, a espinha da escápula, em uma pequena fossa supra-espinhal e uma muito maior chamada de fossa infraespinhosa. A superfície côncava costal (superfície ventral) da maior parte da escápula forma uma grande fossa subescapular.

As superfícies ósseas amplas das três fossas oferecem conexões para os músculos. O corpo triangular da escapula é fino na parte superior e inferior da coluna vertebral; embora suas fronteiras, especialmente a borda lateral são um pouco mais espessas. A coluna continua lateralmente que expande chama-se de acrômio que forma o ponto de ligação do ombro que se articula com a extremidade acromial da clavícula.

Essa expansão serve como alavanca para os músculos que são ligados ao trapézio. A glenoumeral é quase que diretamente inferior à articulação acromioclavicular, assim, a massa escápula é equilibrada com a de membro livre, e a estrutura de suspensão (ligamento coracoclavicular) situa-se entre as duas massas.

Na superfície lateral da escápula tem uma cavidade glenoidal (palavra grega que significa "soquete"), que recebe e se articula com a cabeça do úmero na articulação glenoumeral. A cavidade glenoidal é um côncavo de fossa rasa, oval com deslizamento anterior e lateral, na parte superior do úmero encontramos uma bola (cabeça do úmero) para que ele serve como socket. O bico-como processo coracóide é superior à cavidade e projetos anterolateral da glenoidal.

A escápula tem fronteiras medial, lateral e superior e ângulos superiores, lateral e inferior. Como indicado, a borda medial é muitas vezes chamado a fronteira vertebral porque essa fronteira corre em paralelo e com a proximidade de cinco centímetros dos processos espinhosos das vértebras torácicas, quando a escápula está na posição anatômica, a borda lateral é executado em direção ao ápice da axila; Por isso, também é chamada de fronteira axilar.

A borda lateral termina no ângulo lateral da escápula, a parte mais espessa do osso que leva a cabeça da escápula – com a cavidade glenoidal sendo sua principal característica. A constrição superficial entre a cabeça e o corpo define o pescoço da escápula. A borda superior da escápula é marcada perto da junção média de dois terços e lateral pelo terço da supra-escapular, que está localizado onde a borda superior junta-se a base do processo coracóide. A borda superior é fina e mais curta das três zonas.

Articulações

Conforme destacado na introdução, as verdadeiras articulações ou articulações anatômicas da cintura escapular são a articulação esterno-clavicular, articulação acromioclavicular e glenoumeral.

Acromioclavicular

A articulação acromioclavicular é um tipo de articulação plana sinovial. Está localizada 2 a 3 cm a partir do ponto do ombro formado pela parte lateral do acrômio. É reforçada por várias estruturas que também assegura a sua estabilidade. Algumas destas estruturas incluem o ligamento acromiclavicular, do tipo de cápsula fibrosa da articulação, na vertical ligamento coracóide, bem como o ligamento coracoclavicular. A articulação abastecida pela artérias toracoacromiais e é enervado pelo supra-escapular,  e nervos axilares.

Esternoclavicular

Este é um tipo articulação sinovial, funciona como uma "bola e soquete comum". A articulação é dividida em dois compartimentos por um disco articular. O disco está firmemente ligado aos ligamentos anterior e posterior esternoclavicular, espessamentos da camada fibrosa da cápsula articular, bem como o ligamento interclavicular. A grande força desta articulação tem como consequência estes anexos. Assim, embora o disco articular serve para absorver o choque de forças transmitidas ao longo da clavícula do membro superior, luxação da clavícula é um acontecimento raro, enquanto fratura da clavícula é mais comum. A articulação esternoclavicular é a única articulação entre o membro superior e o esqueleto axial, e que pode ser facilmente palpada porque a extremidade esternal da clavícula encontra-se superior ao manubrium do esterno.

Esta articulação é estável e reforçada pelos músculos do ombro, a cápsula articular e ligamentos, incluindo os anteriores e posterior esternoclavicular ligamentos que reforçam a cápsula articular anteriormente e posteriormente, o ligamento interclavicular e o ligamento costoclavicular. Embora seja uma articulação extremamente forte, possui significativamente mobilidade, permitindo movimentos anteriores e posteriores da cintura escapular, de elevação e depressão, bem como uma forma especial de circundução que é executada através de movimento da extremidade acromial ao longo de um percurso circular.

Glenoumeral

A articulação glenoumeral é um tipo bola e soquete da articulação sinovial que permite uma ampla gama de movimentos que incluem flexão, extensão, abdução, adução, rotação (rotação medial e lateral), e circundução. No entanto, a sua mobilidade faz com que o conjunto relativamente seja instável.

A superfície interna da cápsula da articulação é assim revestida por membrana sinovial, também é rica em bursas, que contêm películas capilares de fluido sinovial secretado pela membrana sinovial. Estas incluem as bursas subescapulare e a subacromial.

A estabilidade da articulação glenoumeral está diretamente relacionada ao manguito rotador e secundariamente aos músculos: deltóide, trapézio, serrátil anterior, rombóides, grande dorsal e elevador da escápula. O manguito rotador é uma estrutura composta por quatro músculos, são eles, subescapular, supraespinhoso, infraespinhoso e redondo menor, e tem linha de ação que contribui para a estabilidade dinâmica desta articulação, rodando e comprimindo a cabeça umeral contra a cavidade glenoidea



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário