Esquemas de jogo no Futsal





O mais adotado pelas equipes são: 2-2, 1-3, 3-1, 1-2-1.

Estes esquemas são os que habitualmente são  praticados durante o desenrolar de uma partida, porém uma equipe varia constantemente tais esquemas, de acordo com as necessidades e principalmente de acordo com o adversário.

Esquema tático no futsal 2-2: este esquema é DEFENSIVO, geralmente empregado por equipes iniciantes ou de categorias menores, tendo como principal característica dificultar o aumento do placar no caso de estarem  em deficiência com relação ao adversário.

Ofensivamente apresenta pouca objetividade, pois sua movimentação é restrita.

Em relação ao grupo de jogadores , este esquema restringe as habilidades, pois não oferece uma movimentação durante o desenrolar da partida, dificultando o trabalho com a bola e os lançamentos. Mas se deve ter em mente que em determinados momentos, um esquema como este, o determinado "caixote", quando bem aplicado, e muito bem treinado, realmente dificulta que o adversário adentre no campo de ação da equipe, restando à esta os chutes de média e longa distância, que poderão resultar em algo, de acordo com o tamanho da quadra de jogo.

Esquema tático no futsal 3-1, 1-3, 1-2-1: Estes esquemas são os mais empregados pelas equipes, pois apresentam dupla objetividade: OFENSIVA E DEFENSIVA.

Favorece aos atletas uma maior movimentação, criatividade e desenvolvimento de suas características técnicas, no desenrolar da partida. As posições de cada atleta são pré-determinadas durante os treinamentos, onde cada qual, dentro de suas características, desenvolverá o seu trabalho, mas nunca ficando restrito a um posicionamento fixo, cada esquema destes, será aplicado conforme orientação do profissional responsável pela equipe e principalmente de acordo com as características do adversário.

Esquema tático no futsal 3-1: é um esquema mais DEFENSIVO, a equipe em determinados momentos da partida, o utilizará para evitar o crescimento do adversário e consequentemente a marcação de gols por parte destes. Oferece, no entanto a possibilidade de um contra ataque, valendo - se de um pivô habilidoso para surpreender o adversário.

Esquema tático no futsal 1-3: é o esquema utilizado com o objetivo de mudar o resultado de uma partida, onde somente a vitória interessa, e neste caso, a equipe valendo-se de um bom fixo, libera os demais, alas e pivô, para sob pressão objetivar a mudança de resultado de acordo com o que importa para a equipe;

Esquema tático de futsal 1-2-1: é o esquema utilizado em uma partida tranquila, com o desenvolvimento normal das jogadas, que propiciam o desenvolvimento do jogo e principalmente a movimentação dos atletas, variando as jogadas e alternando-se nos posicionamentos com o intuito de envolver o adversário.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário