Incentive a prática de Futebol nos seus alunos!





Há algumas coisas no treinamento de futebol na iniciação que não podem ser negligenciados. Os fundamentos bem aprendidos, em várias situações de jogo fazem com que o aluno tenha um desenvolvimento muito melhor no jogo de futebol.

A prática de um esporte tem grande importância e contribui para manter afastados os riscos do sedentarismo na infância, traz muitos benefícios para a saúde das crianças e ainda cria momentos de muita alegria. O professor precisa incentivar a prática do futebol para seus alunos, seja em escolas ou escolinhas. 

Benefícios da prática do futebol:

1) Diversão. Este deve ser o primeiro pensamento dos pais, uma vez que ainda é muito cedo para cobranças de resultados. É preciso ter em mente que, antes de inscrever seus filhos em qualquer esporte, é importante garantir se eles querem e, principalmente, se estão divertindo-se com as aulas.

2) Contato com outras crianças. É essencial para o desenvolvimento infantil a socialização com outras crianças da mesma idade. A prática de um esporte contribui muito para a redução dos casos de bullying, por exemplo. No futebol, por ser um esporte coletivo, aprende-se ainda a importância de se trabalhar em equipe, de ajudar os outros e buscar algo para o bem comum (no caso do futebol, as vitórias).

3) Bom para a saúde. O futebol ainda contribui para o aumento da potência muscular, principalmente das pernas, ajudando também a desenvolver melhor a densidade óssea femural. Além disso, melhora a formação de tecido muscular, aumenta a oxigenação do sangue e fortalece a função cardíaca.

4) Desenvolvimento cognitivo. Frequentar uma escolinha de futebol ajuda no desenvolvimento da coordenação motora da criança, além de proporcionar uma melhor visão periférica e aumentar a velocidade de raciocínio.

5) Disciplina. Por se tratar de um esporte que contém regras, o futebol contribui para que as crianças compreendam que é preciso ter disciplina. No espaço do campo, será preciso respeitar o juiz e agir de maneira mais cordial, para não correr o risco de ser expulso.

6) Espírito competitivo. Nas partidas de futebol, as crianças aprendem o valor de se ter um objetivo. Aprendem ainda que é preciso se esforçar para alcançar as vitórias. Numa escolinha de futebol ensina-se sobre a importância do trabalho anterior (treino) e da vontade de vencer para se atingir os resultados.

7) Aprender com as derrotas. Outro ensinamento importante da escolinha de futebol: as crianças aprendem que, assim como na vida, nem sempre se ganha e nem tudo acontece como se espera. A consciência de que é preciso levantar a cabeça e seguir em frente, apesar do revés, faz parte do mundo do futebol. Afinal, haverá sempre outro jogo, outro desafio pela frente. E isso pode ajudar a evitar a tristeza ou depressão infantil.

Para facilitar esse aprendizado dos alunos, os professores precisam ter ideia completa do esporte Futebol, com seus fundamentos e formas de atuar. Se você quer dominar o ensino do Futebol em escolas e escolinhas, utilizando o esporte como ferramenta de aprendizado dos alunos, precisa conhecer o ebook Trabalhe com Futebol Educacional. Ele traz vários aspectos do futebol utilizado para o desenvolvimento motor, social e cultural de crianças em idade escolar. Clique aqui e saiba mais!

O ebook é tão completo que até quem nunca trabalhou com futebol aprenderá como trabalhar com as mais diferentes faixas etárias dentro de escolas e escolinhas. Tem regras, fundamentos, posições e funções em campo, sistemas táticos, preparação física, atividades que devem ser desenvolvidas em cada idade.




Clique na imagem e conheça mais esse ebook que vai facilitar a vida do professor que quer usar o FUTEBOL como ferramenta. 

Até a próxima!


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário