A importância da Patologia Bucal



http://odontoumu.blogs.unipar.br/files/2010/11/LABORAT%C3%93RIO-DE-PATOLOGIA-BUCAL.jpg

Patologia Bucal "é a especialidade que tem como objetivo o estudo dos aspectos histopatológicos das alterações do complexo buco-maxilo-facial e estruturas anexas, visando ao diagnóstico final e ao prognóstico dessas alterações, por meio de recursos técnicos e laboratoriais". Na mesma resolução, define-se a competência do especialista listando dentre elas, a interpretação e requisição de exames complementares e a execução de exames microscópicos e bioquímicos para o diagnóstico de afecções do complexo buco-maxilo-facial e estruturas anexas . Em parágrafo único ainda é ressaltado a importância dos dados clínicos.
Atualmente, vivemos numa Sociedade onde a busca pelo conhecimento é uma constante, porém a quantidade de informações para o jovem que está em formação lhe impõe um grande desafio que é o de filtrar a qualidade destas . No Curso de Odontologia, a formação compartimentada por especialidades de anos atrás, tende a dar lugar a uma formação integrada, com associação dos conhecimentos e grande interdependência entre eles. Ao mesmo tempo, a formação do profissional deve prepará-lo para as mudanças do mercado e para os avanços científicos, de forma que seja entendido que o aprendizado é contínuo. A Patologia Bucal deve ser entendida neste processo de formação, não como um conteúdo que é ministrado em dado momento e que depois já não será usado, mas como um conhecimento que será constantemente revisitado e aprimorado para a melhor compreensão, diagnóstico e tratamento das doenças.
Algumas especialidades compartilham competências e têm grande proximidade com a Patologia Bucal (ex. Estomatologia, Radiologia) porém, o exame histopatológico pode se fazer necessário para o diagnóstico na área de atuação de várias especialidades e do Cirurgião-Dentista Clínico. Por isso, a Patologia Bucal e a Patologia Geral é componente curricular imprescindível no Curso de Odontologia e em cursos de Especialização.

Veja alguns Ebooks sobre Odontologia
Ortopedia Funcional dos Maxilares

Resolvendo o Mau Hálito Para Sempre

ClickDental - Fotografia em Odontologia

Como montar um Consultório de Sucesso

Ebook Clareamento Dental


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário