O que é Engenharia do Petróleo?



http://www.pointuniversitario.com.br/wp-content/uploads/2010/12/P27.jpg

Engenharia de petróleo é a área da engenharia que trata de todos os ramos relacionados à produção de hidrocarbonetos, que podem ser óleo ou gás natural. As atividades são divididas geralmente em duas grandes áreas: upstream, refere-se às atividades de exploração e produção e downstream, que refere-se às atividades de refino e distribuição.

A Engenharia de petróleo normalmente é dividida em seis áreas básicas:

  • Engenharia de reservatórios.
  • Engenharia de perfuração.
  • Engenharia de completação.
  • Processo de produção.
  • Economia do petróleo.
  • Tecnologia offshore.

Mão de obra escassa

O Brasil produz 2 milhões de barris de petróleo com a operação da Petrobras e de dezenas de empresas estrangeiras. A exploração plena do pré-sal, prevista para ocorrer a partir de 2020, promete elevar ainda mais esses números. Mas as empresas do setor reclamam que não encontram no mercado brasileiro mão de obra devidamente qualificada: o setor estima que precisará de 200 mil profissionais até 2015 – muitos deles, engenheiros.

A carência é tanta que o país vem importando esses profissionais. Mais recentemente, em março de 2012, a Petrobras abriu concurso para cadastrar 1,5 mil funcionários, de diversos setores. Só para engenharia do petróleo, o cadastro reserva 345 vagas – 69 delas, para início imediato.



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário