O Conceito Neuroevolutivo - Bobath é uma abordagem terapêutica que prioriza a solução de problemas. O conhecimento da Filosofia, Teoria e Princípios do Conceito Neuroevolutivo- Bobath, devem ser enfatizados e considerados em cada sessão de terapia.
Ebooks de Fisioterapia
Cursos online de Fisioterapia
O Conceito Neuroevolutivo – Bobath foi desenvolvido por Karel e Bertha Bobath em 1943, quando trabalhavam com pacientes adultos hemiplégicos e mais tarde usaram e aperfeiçoaram com crianças portadoras de Paralisia Cerebral. O tratamento baseado no conceito Neuroevolutivo passou por várias mudanças desde seu início, mas sua filosofia permanece a mesma. O que mudou foi sua teoria, já que a ciência mudou em várias áreas, ou seja, novas pesquisas levaram a mudar o nosso entendimento do funcionamento e da integração do SNC.
O Conceito Bobath utiliza-se dos seguintes equipamentos: bolas bobath, rolos, andadores, prancha de equilíbriopropriocepção, talas extensoras de membros superiores e inferiores, órteses suropodálicas, stand in tables, espelho, etc.
O Tratamento na instituição é realizado pela Fisioterapeuta Alessandra Martins Roberto e inclui técnicas de inibição, facilitação e estimulação. Essas técnicas são ajustadas frequentemente de acordo com as necessidades de cada um dos pacientes atendidos. Os objetivos dessas técnicas são diminuir a espasticidade muscular e introduzir os movimentos automáticos e voluntários, a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos mais normais, facilitados.
A indicação de cada equipamento e de cada técnica que envolve o conceito bobath depende do diagnóstico, do comprometimento neuropsicomotor e da inabilidade dos movimentos de cada paciente que são atendidos pela Fisioterapeuta.
Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .
Nenhum comentário
Postar um comentário