Especialização em Fisioterapia Dermato Funcional





A fisioterapia dermatofuncional é uma especialidade da fisioterapia que atua na prevenção, recuperação e promoção da saúde da pele. Desde 2009, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) publicou a Resolução 362/2009 reconhecendo a fisioterapia dermatofuncional como uma especialidade da área de fisioterapia, podendo ser exercida exclusivamente pelos profissionais da área.

A Fisioterapia Dermatofuncional possui uma infinidade de benefícios, podendo ser utilizada não só em processos estéticos, mas também em tratamentos oncológicos, queimaduras, pré e pós-operatório de cirurgias. As técnicas da Fisioterapia Dermatofuncional trabalham a recuperação física, melhoram a saúde, bem-estar e autoestima dos pacientes, pois o tratamento busca aperfeiçoar a aparência da pele e reestabelecer a autoestima das pessoas que fazem os tratamentos dermatofuncionais.

Neste sentido, a Fisioterapia Dermatofuncional vem conquistando cada vez mais adeptos, pois o método vai além de um tratamento estético, pois ajuda não só no cuidado com a saúde física, mas também mental.

O profissional formado em fisioterapia e que deseja atuar no segmento de estética, deve se especializar por meio de uma pós-graduação, por exemplo.

Desse modo, ao se especializar em fisioterapia dermatofuncional, o profissional estará apto para auxiliar em tratamentos, como nos seguintes casos:

  • Flacidez da pele;
  • Gordura localizada;
  • Estrias;
  • Cicatrizes.

Além disso, os profissionais que atuam com fisioterapia dermatofuncional podem utilizar recursos e práticas que funcionem de forma integrada para promover a qualidade funcional do paciente, associando tratamentos ou agentes de aplicação, podendo ser térmicos, elétricos, mecânicos ou fototerapêuticos.

O profissional que se especializa em fisioterapia dermatofuncional pode também contribuir com os seguintes tratamentos:

  • Pré e pós-cirurgia plástica;
  • Fibro edema gelóide;
  • Estrias cutâneas;
  • Queimaduras;
  • Envelhecimento facial da pele;
  • Úlceras de pressão.

As principais atividades de um fisioterapeuta dermatofuncional estão ligadas à reabilitação de pacientes com mastectomia, queimados e cicatrizes pós-traumáticas, bem como no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas.

Ele também pode investir seu trabalho na realização de procedimentos estéticos não invasivos. Veja alguns exemplos de situações nas quais esse profissional entra em ação.

Flacidez, cicatrizes, estrias e gordura localizada

Essas questões costumam prejudicar muito a autoestima, certo? Pois bem, seja por uma questão meramente estética, seja para recuperar uma aparência mais saudável, muita gente busca procedimentos para atenuar ou acabar de vez com flacidez, cicatrizes, estrias e gordura localizada.

Fibroedema geloide (celulite)

As mulheres são as que mais sofrem com as celulites. Além do incômodo estético, o excesso de celulite pode causar problemas de saúde mais sérios, como dores e diminuição das funções dos membros. Então, procedimentos diversos ajudam a reduzir o fibroedema geloide.

Pré e pós-cirurgia plástica

Em casos como mamoplastia e abdominoplastia, o fisioterapeuta vai preparar a pele do paciente para garantir mais hidratação e melhor circulação, além de tonificar os músculos, pensando em maiores trocas metabólicas para diminuir os efeitos da cirurgia. Já no pós-operatório, o objetivo é reduzir edemas, dores e aumentar a oxigenação dos tecidos atingidos.

Queimaduras

Dependendo do tamanho da queimadura, a situação pode ser bem triste para o paciente. Portanto, nesse trabalho de reabilitação da área atingida, o fisioterapeuta dermatofuncional tem o objetivo de diminuir os efeitos estéticos da lesão e, principalmente, ajudar na recuperação da mobilidade.

Envelhecimento da pele

A ação do fisioterapeuta dermatofuncional pode ajudar a retardar o envelhecimento da pele. Isso acontece por meio de técnicas e de tecnologias que estimulam a produção de colágeno, bem como aplicação de produtos e medicamentos.

Úlceras de pressão

Sabe quando uma pessoa fica muito tempo no hospital deitada em uma cama? Nesse contexto, surgem as úlceras de pressão, ou escaras, que são ferimentos resultantes de uma constante pressão sobre a pele.

Além da limpeza da região necrosada, feita por um enfermeiro, a Fisioterapia Dermatofuncional vai ajudar a restabelecer a área lesionada, diminuindo cicatrizes e restaurando a mobilidade.

Você precisa conhecer inúmeros CURSOS ONLINE SOBRE ESTÉTICA que a Quero Conteúdo separou para quem quer se aperfeiçoar. Clique aqui e veja os assuntos.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário