O que é a Gastronomia Fit?






A gastronomia fit ou gastronomia saudável, que vem ganhando cada vez mais adeptos, movimentando as redes sociais e ajudando a melhorar os hábitos alimentares de muita gente.

A nova modalidade gastronômica, também chamada de gastronomia saudável, é uma maneira de transformar receitas com produtos funcionais e mais saudáveis, que proporcionam diversos benefícios à saúde, sem, claro, alterar o paladar.

O grande objetivo da gastronomia fit é eliminar a ideia de que optar por uma alimentação saudável é abrir mão do sabor, afinal, é possível manter uma alimentação saudável e saborosa, usando a criatividade e escolhendo corretamente os ingredientes. Uma alimentação equilibrada é um conjunto que reúne a escolha dos ingredientes e utensílios, passando pelo preparo e armazenamento. Todos esses fatores fazem parte de uma boa alimentação. Mas tudo tem que partir do princípio do equilíbrio e consultar sua nutricionista para melhor "sincronia" dos alimentos e das preparações!

1 - A diminuição e manutenção do peso: Quando optamos por uma alimentação saudável, reduzimos a quantidade de gorduras ingeridas, proporcionando assim a manutenção do peso e conquistando assim o bem-estar do nosso organismo.

2 - Diminuição de doenças ligadas a má alimentação: É comum e faz todo sentido aliarmos a nossa saúde com o que ingerimos, isso acontece porque todo alimento consumido é acompanhado de uma série de nutrientes necessários para as nossas funções vitais. Essas substâncias beneficiam desde a saúde da nossa pele à melhora das nossas funções cognitivas, por exemplo.

3 - Consumo de produtos de melhor qualidade: A gastronomia fit consiste em substituir alguns dos ingredientes do nosso dia a dia, ou apenas acrescentá-los. Nesse caso, optamos, pelos alimentos integrais, ôrganicos e vegetais, que são mais benéficos à nossa saúde. Quinua, linhaça, chia, farinhas e arroz integrais são bons exemplos desses ingredientes.

4 - Melhora do humor: Uma alimentação equilibrada está diretamente ligada ao nosso sistema emocional. Alguns alimentos como chocolate, linhaça, vegetais verde-escuros (couve, espinafre, brócolis), tomate e salmão contribuem para a produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o apetite e sono, proporcionando bem-estar ao indivíduo.

5 - Equilíbrio hormonal: A alteração hormonal acarreta instabilidades no nosso cotidiano e uma alimentação saudável irá contribuir para a regulação desses elementos químicos no organismo. Linhaça, alho, brócolis, couve-flor, repolho, grão-de-bico, feijões e lentilhas são alguns dos alimentos inclusos na gastronomia fit que irão contribuir para o equilíbrio hormonal.

6 - Longevidade: Uma boa alimentação é fundamental para a qualidade de vida. Isso acontece porque, além de ingerirmos alimentos que retardam o envelhecimento das células, uma refeição com nutrientes equilibrados irá prevenir as doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, por exemplo.

7 - Maior disposição: Ao nos alimentarmos corretamente, nosso organismo responde melhor aos estímulos do nosso cérebro, proporcionando assim uma melhor disposição para realizarmos as nossas atividades diárias.

Quem pretende investir em uma alimentação saudável, mas não quer perder o prazer de comer, precisa ter em mente que a palavra-chave é equilíbrio. É tudo uma questão de escolha e preferências. Conhecer bem os alimentos, seus nutrientes e os benefícios que oferecem à saúde é o primeiro passo em direção ao sucesso de uma alimentação saudável do começo ao fim.

Tenha Dicas Essenciais Para Iniciantes Que Desejam Emagrecer ou Aumentar a Massa Muscular no Fitness. Clique aqui e saiba mais!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário