Aplicação do Dry Needling na Fisioterapia






A dor miofascial se manifesta quando um ponto ou músculo específico do corpo é tensionado além do que as fibras musculares suportam. Este local específico é chamado de ponto gatilho. Um pequeno nódulo localizado em uma banda tensa do músculo, ou fáscia muscular. Quando palpado com as mãos é possível sentir um ressalto no local.

O Dry Needling envolve o uso de uma fina agulha filiforme para penetrar na pele e estimular os pontos gatilhos miofasciais subjacentes, os tecidos musculares e conectivos, a fim de aliviar a dor e as alterações de movimento. A agulha de filamento sólido usada em agulhamento a seco permite que o fisioterapeuta apalpe os tecidos que não são palpáveis manualmente.

A técnica consiste na utilização de agulhas de cabo em prata e haste de aço inox, que penetram na musculatura do paciente e permitem a supressão da dor, desencadeando um estímulo às fibras A-Delta. Esta forma de terapia alternativa  é usada para liberar bandas musculares apertadas que estão associadas com ponto de gatilho, ou "nós" duros dentro de um músculo que pode causar dor em uma grande área. Às vezes, esses pontos de gatilho (ou até mesmo espasmos musculares) podem dificultar a realização de tarefas diárias porque há dor toda vez que a área é tocada  e a dor pode até irradiar para áreas próximas do corpo.

O agulhamento é feito sempre com agulhas descartáveis e a aplicação deve ser a mais direta e precisa possível. Para isso o fisioterapeuta deve ter conhecimentos sobre padrão de dor e biomecânica para ter o reconhecimento do fator mecânico que gera o ponto gatilho.

Mas a terapia não se encerra aí, o agulhamento é só o começo, principalmente se a dor for crônica, ou seja, com mais de 3 meses de duração. Nesse caso o fisioterapeuta precisa reestabelecer o padrão cognitivo comportamental através de atividade física ou de propostas de mudança de perfil de comportamento.
É normal que possa levar várias sessões de terapia com dry needling  antes que o músculo esteja totalmente funcional novamente. Isso ocorre porque os pontos gatilho estão localizados sob profundas camadas de músculos, por isso normalmente leva várias sessões para que as mudanças tenham pleno efeito. Mas os pacientes vão notar a diferença logo após cada tratamento.


O Dry Needling é um excelente recurso na diminuição e até mesmo na resolução de dores musculares, podendo ser aplicado em combinações com outras terapias ou mesmo como uma terapia isolada. Este curso possui Formato que segue as normas do COFFITO, conforme Acórdão n° 481.





Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário