Um estudo britânico mostrou que crianças que praticam atividades físicas regulares têm um melhor desempenho escolar. Segundo Fabiano Sandrini, endocrinologista do Laboratório Frischmann Aisengart, o exercício físico exige do aluno uma grande nível de concentração, além de melhorar a autoestima. "A atividade estimula o aluno a prestar mais atenção na tarefa que está realizando e isso pode refletir diretamente no comportamento dele dentro da sala de aula", avalia.
Na pesquisa, os cientistas avaliaram o nível de atividade física de aproximadamente 5 mil meninos e meninas de 11 anos que, durante uma semana, usaram um leitor de movimento. Os resultados mostraram que as crianças mais ativas fisicamente produziram melhores notas em Matemática, Inglês e Ciências. "Essa análise demonstrou que a prática de exercícios pode aumentar a capacidade de memorização e ajudar a criança a ter mais disciplina no momento de estudar", conta Sandrini.
Outro estudo elaborado por especialistas da Universidade Vrije, em Amsterdam (Holanda), com base em pesquisas realizadas nos Estados Unidos, Canadá e África do Sul, também concluiu que a prática de exercícios auxiliou o desempenho de crianças e de adolescentes em testes de Matemática, Linguagem, Raciocínio Lógico e Memorização. "A conclusão dessas duas pesquisas é mais uma prova de que a atividade física é benéfica em vários aspectos pois, além de manter o corpo saudável, ainda estimula o desenvolvimento cerebral", relata o médico.
Para o endocrinologista a conclusão dos estudos pode ser justificada pela resposta que o corpo transmite ao ser estimulado fisicamente. "A explicação para esta melhora de desempenho parece ser complexa e ainda não compreendida completamente. Mas algumas hipóteses sugerem que, quando nos exercitamos, aumenta o nível de fluxo sanguíneo no cérebro e isso pode desencadear uma série de estímulos. Nosso organismo também eleva a produção de substâncias que são responsáveis pela formação de neurotransmissores, moléculas que enviam informações para outras células do corpo", explica.
Além disso, crianças que se exercitam tendem a ter uma vida mais saudável e uma alimentação regular. "É uma reação em cadeia. O metabolismo funciona mais rápido conforme o nível de atividade física que a criança pratica, contribuindo para ela se alimentar mais vezes ao dia. Isso vai colaborar para uma série de fatores como evitar problemas hormonais e de obesidade infantil, por exemplo", esclarece Sandrini.
Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .
Nenhum comentário
Postar um comentário