O que estuda o Técnico de Enfermagem?







O técnico de Enfermagem tem um papel fundamental na operação de uma unidade de saúde, atuando diretamente no atendimento aos pacientes, em funções básicas de prevenção e manutenção da saúde. Trata-se do profissional que ajuda a equipe de Enfermagem em diversas atividades, como prestar assistência a pacientes, atuar no controle e prevenção de doenças, oferecer apoio ao enfermeiro, ajudar a planejar atividades da área e controlar o risco de infecção hospitalar. A principal atribuição do técnico de Enfermagem, contudo, é auxiliar os enfermeiros no cuidado dos pacientes.

Antes de abordar o que se estuda no curso, é válido ressaltar que, para ser reconhecido como Técnico em Enfermagem, é preciso estudar em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Um curso Técnico em Enfermagem aborda as seguintes disciplinas:

  • Anatomia e Fisiologia;
  • Bioética;
  • Clínica Médica;
  • Saúde Mental;
  • Atendimento Humanizado.

A Farmacologia também é uma matéria abordada durante o curso. Ademais, como dito anteriormente, as disciplinas são ministradas ao longo de 24 meses.

O campo de atuação do técnico de Enfermagem é amplo. Apesar de estar mais presente em hospitais e centros cirúrgicos, o técnico de Enfermagem pode trabalhar também em maternidades, clínicas, consultórios médicos, casas de repouso, ONGs, redes ambulatoriais, unidades básicas de saúde e instituições de ressocialização. Sua atuação, entretanto, será sempre sob supervisão de enfermeiros de nível superior.

De forma resumida, o técnico em Enfermagem é responsável pela atuação em funções básicas de manutenção e prevenção da saúde. Uma de suas principais tarefas é fornecer o devido suporte para os enfermeiros durante os cuidados com os pacientes, o que pode incluir:

  • Planejamento e execução de serviços relacionados à assistência de pacientes
  • Cuidados com pacientes em estado grave
  • Garantir a higiene e segurança do local de trabalho

Embora o técnico de enfermagem seja um profissional de nível médio, é importante comentar que essa modalidade de curso, o técnico, é um dos tipos mais populares entre os interessados na área da saúde.



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário