Treinamento Funcional para a Terceira Idade





Está comprovado que quanto mais ativa é uma pessoa menos limitações ela tem. Envelhecer com saúde e qualidade é manter um estilo de vida ativo acima de tudo.

Portanto, incentivar a prática de atividades físicas promove inúmeros benefícios, dentre eles:

  • Melhora da aptidão física, que no idoso sofre um declínio que pode comprometer sua saúde;
  • Melhora o condicionamento cardiorrespiratório, a força, a resistência muscular, a flexibilidade, a mobilidade e o equilíbrio;
  • Proteção da capacidade funcional, principalmente nos idosos, ou seja, o mantem com desempenho para a realização das atividades do cotidiano ou atividades da vida diária;
  • Promove a melhora da composição corporal, a diminuição das dores articulares, o aumento da densidade mineral óssea, a melhora da utilização da glicose, a melhora do perfil lipídico, o aumento da capacidade ventilatória, a diminuição da resistência vascular;
  • Regressão do quadro de doenças e muitas vezes diminuindo a dose ou suprimindo o uso de medicamentos;
  • Alívio da depressão, aumento da auto-confiança e melhora da auto-estima;

Para que esses benefícios ocorram é necessário que não só o idoso, mas também a família e a sociedade se comprometam em promover, incentivar e atuar na busca da qualidade de vida para essa população.

O treinamento funcional para terceira idade leva seus praticantes a terem um melhor equilíbrio muscular e estabilidade articular, isso reflete no equilíbrio corporal que é uma das maiores queixas da terceira idade devido as quedas.

Além disso, o treinamento funcional para terceira idade deve ter como meta a melhora da capacidade física do indivíduo, diminuindo a deterioração das variáveis de aptidão física, como:

  • Resistência Cardiovascular;
  • Força;
  • Flexibilidade;
  • Mobilidade e Equilíbrio;
  • Aumento do Contato Social;
  • Ajuda no Combate a Problemas Psicológicos, Como a Ansiedade e a Depressão.

O treinamento funcional para idosos pode ser feito de diversas maneiras, com elásticos, cordas, mudas de roupas, livros, cones, bancos, cadeiras, escadas horizontais, etc…

A Aula de treinamento funcional para Idosos pode ser tanto individual quanto em grupo. Este último, temos como opção a socialização e a motivação através da prática coletiva.

Para manter a motivação, podemos optar por trabalhar em circuito e por estações. Com um tempo de prática do exercício na estação e intervalo maior entre elas, comparado as aulas convencionais,como o método "Tabata".

Até mesmo porque o idoso individualmente tem um tempo de resposta mais demorado, o que aumenta coletivamente. E, progressivamente, poderá diminuir o tempo de execução e intervalo.

O envelhecimento é acompanhado pelo declínio das capacidades funcionais, o qual resulta da interação de diversos fatores, tais como, fatores genéticos, estilo de vida e doenças crônicas. Sem dúvida, a inserção do Treinamento Funcional nos idosos irá aumentar essa capacidade funcional e melhorar a qualidade de vida do idoso.

Para terminar, quero indicar bons materiais para você, caso decida se especializar em exercícios para idosos.

 O Curso é voltado para Profissionais da Educação física que buscam ampliar seus conhecimentos em Prescrição de Exercícios para Pessoas com mais de 60 anos. O Curso foi desenvolvido baseado em Evidências Científicas recentes e está dividido em 11 módulos. Clique aqui!

Este E-book serve como Guia de Técnicas Simples de Alongamento para manter a Flexibilidade e a Estabilidade dos Idosos. Clique aqui

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário