Professores de Basquete: ensine a fazer um bom pick and roll







O Pick-and-roll (bloqueio na bola) é o sistema ofensivo mais utilizado em todos os escalões do Basquetebol e com mais anos de existência. Hoje é normal ao vermos um jogo de basquetebol, que este sistema apareça em muitas situações. É um bloqueio seguido de giro, no qual o jogador busca bloquear a marcação e, na sequência, desloca-se em direção à cesta para receber um passe.
Diríamos mesmo que em 3 movimentos ofensivos 2 apresentam o Pick-and-roll. A introdução da regra dos 24 segundos, colocou este movimento em "moda", pela necessidade de produzir vantagens ofensivas.


Geralmente o movimento do bloqueio na bola aparece no início de um movimento, no final ou no encadeamento/continuidade de um set play.
O pick and roll é um movimento colectivo cujas soluções ofensivas e defensivas devem ser encontradas no âmbito dos cinco jogadores que estão em campo. Entendemos que é mais uma situação complexa de 5x5 em vez de uma situação mais simplificada de 2x2.
A evolução técnica/táctica deve ser abordada de forma gradual, iniciando o seu ensino pelos aspectos técnicos fundamentais e indo em simultâneo introduzindo e ensinando a táctica individual.
Conforme o nível de jogo for maior as soluções ofensivas e defensivas têm que passar a ser cada vez mais coletivas envolvendo mais jogadores. Em termos defensivos torna-se fundamental, pois o ataque pretende criar desequilíbrios que só podem ser solucionados por defesas muito colectivas.
No entanto o domínio do 1x1 é fundamental  para o êxito destas acções.
A evolução do pick and roll tem sido grande em especial em termos tácticos individuais (leitura de Jogo) e coletivos. Quanto mais elevado for o nível de jogo o scouting é muito importante e até determinante na forma como atacamos ou defendemos.


O pick and roll é hoje a ação mais efetiva no basquete mundial, desde as categorias de base até o nível profissional.

🏀Este curso aborda diversos detalhes para o bom uso do pick que irão ajudar no rendimento da sua equipe dentro das quadras. Você irá aprender a enxergar os pequenos movimentos e ações que interferem na boa execução do pick and roll, desenvolvendo assim formas melhores de corrigir seus atletas permitindo que eles adquiram um arsenal maior de recursos ofensivos. Clique aqui e saiba mais


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário