Características psicológicas de um goleiro de Handebol





Vida de goleiro não é fácil, sobretudo, no handebol. As boladas são inevitáveis e o bom goleiro precisa, antes de qualquer coisa, ter coragem.  Além da coragem, quais as outras características psicológicas que os goleiros podem ter?



    Dentro do último grupo de atributos característicos à posição de goleiro de handebol, Barela (1998) enumera os seguintes elementos:
  • A coragem: qualidade fundamental considerando que um goleiro pode não ter alguns requisitos importantes, contudo, sem coragem não teremos um goleiro.
  • A calma (autocontrole): que lhe permite analisar com coerência a situações de jogo e tomar as decisões necessárias.
  • Concentração: para acompanhar o jogo e ordenar rapidamente as suas respostas.
  • Decisão: executar prontamente (sem hesitação) a resposta encontrada para a situação de jogo.
  • Estilo: é a apresentação da soma de conhecimentos de um goleiro que compõem uma forma particular de dar respostas corretas a problemas que tecnicamente seriam tratados com dificuldade.
A posição de goleiro no handebol é importântíssima. Tem autor que considera que 50% do rendimento de uma equipe é fruto do trabalho do seu goleiro. Mas infelizmente poucos estudos de caráter científico ao redor da posição têm sido desenvolvidos, dificultando a organização do treinamento e a preparação dos goleiros.

Para se aprofundar mais em Treinamentos de Goleiros de Handebol, você precisa conhecer o curso Treinamento para formação do Goleiro de Handebol.  É um Curso explicativo e mais 25 vídeos de treinamentos específicos para formação do goleiro de handebol. Clique aqui e saiba mais!

Referência

BARELA, J., A.; Fundamentos de handebol: apostila didática. Departamento de Educação Física. Unesp/Rio Claro. 1998

Dicas para professores e estudantes

Ter material de qualidade para o estudo do Handebol é importante. Eu indico:


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário