Como é o trabalho da Engenharia Quimica?



Resultado de imagem para engenharia química

O Engenheiro Químico é o Engenheiro que elabora projetos, instala, opera indústrias e desenvolve novos processos de transformação físico-químicas. Em outras palavras, é o profissional que participa de todas as etapas, desde a concepção e projeto de novas indústrias, até a operação, controle e otimização do processo produtivo.

Grande parte do trabalho de um engenheiro químico está no desenvolvimento de novos produtos. Ele realiza experimentos com os mais diversos tipos de materiais e testes de reação físico-química destes materiais com diferentes agentes químicos.

Com base nesses experimentos, cria novos produtos e realiza testes de qualidade e resistência para definir como e em quais situações ele pode ser utilizado.
O engenheiro químico é responsável também por verificar a viabilidade técnica e econômica do processo de fabricação destes novos produtos.

Além de criar novos produtos, o engenheiro químico está sempre buscando aperfeiçoar e aprimorar as técnicas de produção. Ele pesquisa tecnologias mais eficientes e econômicas para aplicar nos processos de fabricação e transformação de materiais.

Com produtos já existentes, o engenheiro químico verifica a possibilidade de novas utilizações.
Também faz parte do trabalho do engenheiro químico desenvolver novas tecnologias de extração de matérias-primas.

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário