Saiba mais sobre a Enfermagem Perinatal





A Obstetrícia é uma ciência dedicada à reprodução humana. O termo tem origem no latim e vem do verbo obstare, que significa “ficar ao lado”. O obstetra ou obstetriz é o profissional que estuda e acompanha os aspectos fisiológicos e patológicos da gestação, desde o pré-natal até o parto e o pós-parto. O profissional formado em enfermagem pode fazer uma especialização em obstetrícia para atuar na assistência da mulher no pré-natal, parto e pós-parto em situações de baixo risco.


Com a valorização do profissional, surgiu a Enfermagem Perinatal em substituição a Enfermagem Obstétrica. O primeiro termo representa o termo mais recente e é atualmente empregado pela American Nurse’s Association para designar uma área especializada de enfermagem materno-infantil. Esta área de enfermagem se concentra no diagnóstico e no tratamento das respostas, tanto fisiológicas como psicossociais, de todas as famílias à procriação: desde o planejamento da gravidez até os três primeiros meses após o nascimento da criança.

A clareza a respeito do que a Enfermagem Perinatal seleciona e que ela exclui, como valorizar mais o humano ou o tecnológico, o peso do intuitivo e do racional nas decisões, significa reconhecer os paradigmas que orientam a profissão, ajudando a compreender que tipo de desfecho a enfermagem obstétrica vem seguindo enquanto profissão.
Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário