Engenheiro Civil x Arquiteto



Cerâmica Formigari - Arquiteto e Engenheiro

A Arquitetura e a Engenharia Civil são áreas correlatas e, por isso, é relativamente comum que um engenheiro tenha noções sobre o trabalho do arquiteto e vice-versa. Contudo, é preciso lembrar que estas semelhanças, embora até possam fazer com que apenas um profissional atue na sua construção, não garantem um trabalho com qualidade total.

Cursos de Arquitetura para estudo

É sempre preferível que Arquiteto e Engenheiro Civil trabalhem juntos, pois o serviço especializado de cada um faz muita diferença no resultado final, bem como na qualidade dos projetos.
Geralmente o engenheiro se envolve mais com a parte estrutural da construção. Ele analisa as forças a que a edificação estará sujeita, como o tipo de solo e a intensidade de ventos na área. Assim, dimensiona o tamanho e a quantidade de colunas necessárias, faz a distribuição de cargas em cada ambiente e especifica os melhores materiais a serem utilizados na obra visando à economia e à estabilidade da construção. Normalmente é o engenheiro civil que indica as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, bem como acompanha o desenvolvimento da obra para que tudo seja feito conforme especificado e dento das normas.

Este profissional, por formação, também está habilitado para coordenar a construção de outras obras, como pontes, viadutos, barragens e estradas.

Cursos online para estudantes de Engenharia e Engenheiros

A formação acadêmica do arquiteto aborda mais a área "humana" da construção, de forma que esse profissional é responsável por conversar com o cliente, entender o que ele espera da edificação e, com isso, elaborar um projeto que contemple suas preferências. Ná prática , geralmente é o arquiteto é quem dá início à obra, planejando-a conforme as vontades do cliente.
Em termos legais, tanto o Arquiteto e o Engenheiro podem atuar na edificação, se responsabilizando pelos projetos, execução e fiscalização das obras. Porém, a diferença desses profissionais está principalmente na sua formação acadêmica, que tem focos diferenciados. E, por isso, cada um atua muito melhor em um aspecto específico da construção do que o outro.



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário