Sistema Locomotor Humano




Os movimentos que fazemos com nosso corpo acontecem em virtude do sistema locomotor, formado pelo esqueleto e pelos músculos. Os ossos, cartilagens e articulações são os componentes do esqueleto.

Os ossos sustentam nosso corpo: sem eles seríamos um amontoado de músculos incapaz de ficar em pé. Os ossos também são importantes porque protegem nossos órgãos. As costelas, por exemplo, abrigam dentro de nosso esqueleto o coração, o pulmão e muitos outros órgãos.

    Os ossos, também, guardam dentro deles uma substância muito importante para nosso organismo: o cálcio. Além disso, dentro deles, é encontrada a medula óssea, responsável pela formação de células do sangue. 

    Se você apalpar seu corpo poderá sentir os ossos da cabeça, pescoço, ombros, braços, mãos, tronco, costas, quadril, pernas, pés, enfim! São tantos, que somam 206 em uma pessoa adulta. Quando os bebês nascem, eles apresentam um número de ossos um pouco maior. Aos poucos, alguns deles se unem, diminuindo esse número.


    Além dos ossos, temos as cartilagens, que são partes um pouco mais moles, mas muito resistentes. Podemos encontrar cartilagens nas orelhas, no nariz, na coluna vertebral, nas pontas de alguns ossos, dentre outros locais.

    Algumas peças cartilaginosas são as responsáveis pelos movimentos: as articulações. Elas são divididas em dois grupos: móveis e imóveis.

    As articulações móveis aparecem na mandíbula, pescoço, ombros, cotovelos, punhos, coxas, joelhos, mãos, pés, dedos e muitos outros lugares.

    As articulações imóveis aparecem na cabeça e em outras partes que não se mexem. A moleira, região muito sensível encontrada nos bebês mais novos, é um exemplo.

    É importante perceber que os ossos da cabeça não se mexem, mas ela se locomove para os lados, para baixo e para cima através dos movimentos do pescoço. Além disso, nela está a mandíbula, capaz de se mover graças a uma articulação.

    O esqueleto é revestido por músculos. Graças a esse conjunto, podemos nos movimentar. Os músculos se unem a algumas regiões de vários ossos, “puxando-os”, quando queremos nos mover. Isso acontece porque esses músculos podem se relaxar e se contrair, de acordo com a nossa vontade.

    Jussara Barros

    Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

    Comente:

    Nenhum comentário