Sabendo mais sobre o RPG



http://3.bp.blogspot.com/-gVqzFc-KboY/TmvgrK09h1I/AAAAAAAAAt4/So2dC1U8zC8/s1600/fisio_masso.jpg

A técnica da Reeducação Postural Global utiliza seis posturas estáticas que preconizam este tipo de trabalho com os músculos posturais. As posturas se caracterizam, assumindo-se uma posição determinada que é mantida por aproximadamente 20 minutos e serão indicadas de acordo com a patologia do paciente. Portanto trata-se de um método personalizado e individualizado.

As posturas podem ser divididas em posturas que trabalham a cadeia muscular posterior e posturas que trabalham a cadeia muscular anterior do corpo. As da cadeia posterior são: a asadelta, postura sentada e rã no ar. As da cadeia anterior são: a rã no chão, rã na parede e rã no meio.

Podemos usar uma analogia para explicar o conceito dessas cadeias musculares. Imagine um grupo de pessoas no cabo de guerra. Se um dos atletas tropeça, todos os seus companheiros serão derrubados em direção de seu desequilíbrio. No corpo humano, o mesmo acontece quando um músculo se retrai ou se encurta: os outros músculos pertencentes ao sistema também se encurtam, o que não é bom para a coluna que arcará com todas as sobrecargas da situação. É quando aparecem os desvios posturais.

Quando alguma parte do corpo dói ou está muito tensa, todo o conjunto reage para compensar e algumas peças acabam se contraindo, curvando, entortando… A técnica de RPG visa, dessa forma, uma postura global do corpo, entendida como trabalhar os músculos em conjunto, da cabeça aos pés, ao mesmo tempo.

Diversos problemas podem ser tratados com o RPG. Dentre eles estão as escolioses, hiperlordose, hipercifose, hérnia de disco, torcicolo, lombalgias, cervicalgias, artrose, bursites e tendinites, asma e bronquites, joelho varo e valgo, pé plano e cavo, dores musculares, stress, enxaquecas e outros.

O RPG tem o objetivo de fazer o corpo funcionar bem. Um corpo que funciona bem produz bons resultados: bem-estar, significando ausência de dor; estético, significando o respeito pelos limites; e consciente, significando estar presente na vida de “corpo e alma”.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário