Manual de como trabalhar com esportes com eficiência






Existem diferenças físicas e psicológicas entre crianças e adultos e, por isso, a criança atleta não deve ser igualada a um adulto, devendo ser treinada de forma diferenciada no esporte.

A ótima habilidade que as crianças têm para desenvolver técnicas de motricidade esportiva, a expansão e a experiência do número de movimentos devem ser prioridades no treinamento esportivo com crianças, em razão do rápido desenvolvimento do cérebro e da subsequente capacidade elevada de desempenho no campo das atitudesde coordenação.

Para a execução de uma habilidade esportiva, a criança deve ser orientada a tomar conhecimento de suas reais capacidades, pois o sucesso e o fracasso no esporte são experiências importantes.

O sucesso transmite uma sensação de satisfação pessoal pela conquista adquirida e serve como ponto inicial para novas realizações, e o fracasso tem o seu valor na qualidade de incentivo para uma nova tentativa de êxito.Em clubes esportivos, as crianças podem começar a conhecer e a praticar esportes a partir dos três anos de idade, mas as preferências esportivas surgem por volta dos seis anos, quando a criança já obteve tempo e oportunidade para conhecer diversas modalidades esportivas. Nessa fase, ocorre o início da escolaridade, que vai aproximadamente dos seis até os dez anos de idade.

Durante esta etapa de desenvolvimento, as crianças são velozes, têm boa capacidade de concentração e de diferenciação de movimentos. Além disso,possuem uma aquisição refinada de informações, o que favorece a aprendizagem e habilidades específicas dos esportes, principalmente, se elas possuem um bom professor e cultivam amizades entre os colegas.

Para esse professor, ter um bom conhecimento dos principais esportes pode ser um diferencial na vida do aluno,que pode receber um estímulo que desenvolverá capacidades físicas para o esporte.

O treinamento é uma prática sistematizada e especializada para um esporte específico ou disciplina desportiva para o período de um ano, ou para programas experimentais em curto prazo específicos. Eles são normalmente específicos, como, por exemplo,treinamento de resistência muscular,treinamento de habilidades esportivas,treinamento de flexibilidade, e variam em intensidade e duração conforme a especificidade do esporte.

Cabe ao professor aplicar metodologias e planejar aulas que tragam benefícios aos alunos e que consigam desenvolver não só o gosto pelo esporte como potencializar boas características físicas e emocionais dos alunos para futuro desenvolimento no esporte de forma mais específica.

O  Manual do Professor de Esportes foi feito para que você tenha noção, conteúdo e direcionamento para atuar como professor de handebol, futebol, futsal, basquete, voleibol e atletismo.  É um material composto de conteúdo teórico e prático de cada esporte, trazendo informações extremamente importantes para o estudante e professor de Educação Física.  Clique aqui e saiba mais!

Com o Manual, a vida do professor vai ser facilitada no ensino dos principais esportes.




Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário