Profissional, Hiit usado para combate da Obesidade






O sobrepeso e obesidade vêm aumentando a cada década, o exercício físico juntamente com a reeducação alimentar, vem sendo utilizado como principal ferramenta para mudar a composição corporal. Uma das principais dificuldades de muitos indivíduos é a disponibilidade de tempo, dificultando a prática. E um dos métodos que vem sendo proposto e ganhando espaço pela sua eficiência na perda de gordura corporal em um período menor de estímulo que o treinamento aeróbio continuo é o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), na sigla em inglês para Higth Intensity Intermittent Training.


O exercício físico juntamente com a reeducação alimentar, vem sendo utilizado como principal ferramenta não medicamentosa nos programas de emagrecimento, sendo capazes de mudar a composição corporal.  A gordura corporal em excesso relacionado à massa magra, ou simplesmente obesidade, é uma condição originada de diversos motivos, cujo desenvolvimento sofre influência de fatores genéticos e ambientais. Existe uma grande variabilidade biológica entre os indivíduos em relação ao armazenamento do excesso de energia ingerida condicionada por seu patrimônio genético. A ingestão energética excessiva e a inatividade física formam os principais fatores entre os ambientais.


Uma das principais dificuldades de muitos indivíduos é a disponibilidade de tempo, dificultando a prática. Um dos métodos que vem sendo proposto e ganhando espaço pela sua eficiência na perda de gordura corporal total, perda de gordura abdominal e melhora cardiorrespiratória, em um período menor de estímulo que o treinamento aeróbio contínuo é o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), na sigla em inglês para Higth Intensity Intermittent Training. Com a finalidade de intensificar os treinos de corridas de longa distância, surgiu na década de 20, o modelo de treinamento intervalado, com estímulos de alta intensidade com curtas pausas de repouso. Nas décadas seguintes, passou a ser o principal método de treinamento dos esportes ligados à resistência, como corridas de média e longa distância, ciclismo e natação.

Os principais benefícios dos exercícios de alta intensidade em relação à perda de gordura são o aumento da taxa metabólica de repouso, um tempo maior de EPOC e, consequentemente, um gasto energético total superior ao treinamento de caráter contínuo

O Hiit é uma tendência e não acredito que vá, simplesmente, sair do mercaod. Esse método de treinamento vem demonstrando maior adesão ao exercício devido ao menor tempo de estímulo e à quebra da monotonia em vista da atenção para mudança de intensidade. Portanto, está mais do que na hora do profissional aprender a tirar o máximo desse método para combater a obesidade.

Vou finalizar esse texto sem antes te dar uma boa dica. Se você quiser estudar mais sobre as aplicações do HIIT e como potencializar o seu uso nas suas aulas, clique aqui e veja esses cursos sobre HIIT, com excelentes professores e conteúdos diferenciados.

Até a próxima.



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário