Como a Enfermagem trabalha na vacinação contra o Covid-19?




A equipe de enfermagem possui um papel fundamental na conscientização da vacinação para a população, visto que é responsável pelo monitoramento da cobertura e pela aplicação das doses vacinais.

O calendário, também, instrui a equipe em relação à via de administração do imunobiológico, ao sítio de aplicação, à quantidade que deve ser aspirada e ao número de doses que devem ser aplicadas para um esquema vacinal completo. Dessa forma, cabe à enfermagem o aprazamento da dose subsequente e a busca ativa do indivíduo faltoso, assegurando a eficácia da vacina.

Acesse materiais de estudos sobre a COVID-19

Frente a essa realidade, podem-se destacar a campanha de vacinação contra a Covid-19 e a resistência populacional, que vem sendo divulgada pelas mídias sobre a aplicação da segunda dose das vacinas contra o Sars-CoV-2. Nesse ínterim, há pessoas que hesitam em se vacinar, atrasando o esquema vacinal ou negando a vacinação. Essas motivações são diversas, podem ser relacionadas a questões políticas, socioculturais, religiosas e decorrente de informações não científicas que especulam somente aspectos negativos das vacinas, inclusive as reações pós vacinais. Ademais, é oportuno salientar a existência de indivíduos que possuem resistência à vacinação em decorrência de medo de injeção ou de reações pós vacinais

As salas devem ser destinadas exclusivamente à vacinação segura e de qualidade e que, o Programa Nacional de Imunização (PNI) define as peculiaridades necessárias, incluindo aspectos relacionados à estrutura física, equipamentos e insumos indispensáveis ao trabalho. Devem ser priorizados, quando possível, ambientes abertos.

  • EPI´s RECOMENDADOS: SALAS DE VACINA
  1. Máscara Cirúrgica (deverá ser trocada a cada 2 horas e sempre que estiver úmida ou suja);
  • Protetor Facial (Face Shield) ou óculos de proteção;
  • Avental Descartável para uso diário (1 por dia), podendo ser trocado em situações excepcionais, ou avental de tecido devendo ser higienizado diariamente pelo Serviço, evitando que o profissional leve o avental para a sua residência;
  • Luvas de Procedimentos: recomendada somente para indicações específicas como vacinadores com lesões cutâneas ou raras situações que envolvam contato com fluidos corporais do paciente ou que ele apresente lesões de pele no local da aplicação. Se usadas, devem ser trocadas entre os pacientes, associadas à adequada higienização das mãos.
  • Higienização das mãos: a cada vacinação com álcool gel 70% e a cada 05 (cinco) vacinações a lavagem com água e sabão.
  • Respirador PFF2/N95, recomendado para ambientes sem ventilação/circulação de ar adequada, para uso com pacientes institucionalizados ou confinados, como nas Instituições de Longa Permanência de Idosos – ILPI e estabelecimentos prisionais, ou que apresente o risco de aerossóis;

O Conselho Federal de Enfermagem orienta os profissionais que atuam na vacinação contra a Covid-19 que realizem todas as etapas de imunização diante do paciente, desde a aspiração do imunizante ao descarte do material.

O Cofen recomenda aos profissionais que manifestem aos pacientes e familiares o desejo de aparecer ou não durante o registro (foto ou filmagem) do procedimento. Os profissionais têm resguardado pelo Código de Ética o direito de preservar sua imagem, da mesma forma que o paciente e/ou familiar tem o direito de fazer o registro.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário