Segurança do Dentista para Hepatites Virais e HIV






Os profissionais de saúde são grupo de risco em relação a hepatite, por estarem diariamente expostos a patógenos em ambientes clínicos. A prevenção contra o vírus da hepatite B na prática odontológica está associada ao uso de equipamentos de proteção individual, desinfecção e esterilização dos equipamentos e materiais utilizados e também a manutenção da imunização ativa.

A rotina clínica odontológica expõe o profissional a riscos de contaminação por doenças infectocontagiosas, que podem ser transmitidas em contato com o sangue, saliva e outros fluídos. O cirurgião-dentista deve adotar protocolos de proteção para a equipe, pacientes e ambiente de trabalho, para minimizar o risco da transmissão de doenças como as hepatites virais, causadas pelos vírus A (HAV), B (HBV) e C (HVC). Existem, ainda, os vírus D (HDV) e E (HEV), sendo o último mais frequente em países da África e da Ásia.

Portadores de vírus – Levantamentos sugerem que milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem, correndo o risco de enfrentarem quadros crônicas e danos graves ao fígado, como cirrose e até mesmo o câncer. Exame médicos de rotina são capazes de detectar o vírus no organismo.

A segurança do profissional – As normas de biossegurança controlam e eliminam os riscos inerentes a acidentes que envolvam materiais biológicos e a transmissão de doenças, para proteger toda a equipe de saúde bucal e os pacientes.

Uma das formas de proteção é o uso completo do Equipamento de Proteção Individual (EPI). Sua utilização deve ser feita durante todos os procedimentos odontológicos. Os equipamentos utilizados são: máscara, touca, óculos de proteção, luvas e avental. Após o atendimento, os instrumentos utilizados precisam ser esterilizados.

Para saber mais sobre esse assunto tão importante, indico o Curso Online de Hepatites Virais e HIV: Um Foco para Dentistas. Esse curso oferece ao profissional de odontologia conhecimentos sobre conceito de hepatites, tipos de hepatites por vírus, Hepatites A/B/C, HIV/AIDS, lesões bucais relacionadas à AIDS e muito mais. Clique aqui e saiba mais!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário