Áreas de atuação dentro da Pedagogia





Muitos acreditam que o profissional de Pedagogia é habilitado somente para atuar com a alfabetização de crianças. No entanto, é possível encontrar outras áreas da Pedagogia que podem agregar muitos conhecimentos.

Cursos online para área de Pedagogia

O curso forma profissionais multidisciplinares, podendo trabalhar em vários meios, mas sempre com o objetivo de transmitir conhecimento. A seguir, confira as principais!

Gestão escolar

Quem opta por estudar Pedagogia também pode fazer parte da equipe de gestão de instituições de Ensino Fundamental. Essa é uma possibilidade ainda maior para os profissionais que fizeram uma pós-graduação justamente nesse segmento.

Afinal, com uma especialização, é possível aprender mais sobre a parte por trás da gestão escolar, descobrindo técnicas de administração de negócios e de organização dos colaboradores.

Pedagogia Social

Você tem interesse em sociologia e a relação estrutural entre as pessoas? Isso pode ser estudado, também, do ponto de vista pedagógico. A Pedagogia Social é uma área que estuda as questões sociais, tal como região, raça, classe social etc., para entender como a formação educacional pode ser mais inclusiva.

O foco de estudo se volta para ajudar deficientes físicos ou mentais, alunos de comunidades indígenas e quilombolas, crianças que vivem em lares de adoção, grupos marginalizados e moradores de regiões afastadas de centros urbanos a terem o mesmo acesso à educação que estudantes que não passam por essas vulnerabilidades.

Psicopedagogia

Já a Psicopedagogia visa entender as estruturas psicológicas no processo de aprendizado. O que se passa pela cabeça do aluno quando o professor apresenta um novo conteúdo?

Existem diversas estruturas cerebrais que trabalham a favor da aquisição de um conhecimento. Quando os professores têm ciência disso, é possível criar gatilhos para ativá-las e favorecer o aprendizado da turma.

Educação Especial

A educação precisa ser inclusiva, mas, para isso, é preciso identificar alguns pontos de melhorias para que todos os alunos possam acompanhar os conteúdos ensinados. A área da Educação Especial estuda como ajudar as Pessoas com Deficiência (PcD) a terem acesso a um ensino de qualidade, conforme as suas necessidades individuais.

Produção de material didático

Sabe os livros que utilizamos em sala de aula? Eles passam por uma análise e um acompanhamento pedagógico para verificar se a metodologia é, de fato, eficaz. É o profissional da Pedagogia que se responsabiliza por esse trabalho.

Já pensou em ter o seu nome na capa de um livro que milhares de crianças vão utilizar para aprender algo novo nas escolas? A área da produção de material didático dá a você a oportunidade de atuar com escrita, revisão e análise de conteúdos pedagógicos.

Pedagogia Hospitalar

Nem todas as crianças têm a oportunidade de estudar nas escolas. Algumas delas passam por tratamentos nos quais é necessário um período de internação. A Pedagogia Hospitalar tem justamente o objetivo de levar a educação até elas.

Nessa área, é sempre importante considerar o contexto. Ambientes hospitalares não são a mesma coisa que as salas de aula. Por isso, é importante se especializar para saber como fazer as adaptações necessárias de ensino.

Vimos as principais áreas da Pedagogia em que o formado pode atuar. Mas lembre-se de que, para ter sucesso profissional nessa profissão, é preciso se dedicar aos estudos e desenvolvimento de competências que ajudarão no futuro com seus alunos. Por isso, conte com uma formação superior de qualidade!

Como ler mais e melhor - Joel Jota

Recursos Para Aulas Online



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário