Tipos de atendimentos pré-hospitalar






O Atendimento pré-hospitalar é uma atuação médica de pessoas treinadas na área da saúde, com o intuito de prestar uma assistência de socorro de forma rápida e dinâmica visando tirar vidas de riscos eminentes.

Atendimento pré-hospitalar fixo

O atendimento pré-hospitalar fixo é aquele realizado por estabelecimentos de saúde de menor complexidade e visa promover uma primeira assistência até que o paciente possa ser transferido para um nível mais alto.

O paciente com quadros agudos de natureza clínica, traumática ou psicológica é atendimento em uma unidade básica de saúde por profissionais da área médica até que possa ter referenciado para um pronto-atendimento

Atendimento pré-hospitalar móvel

O maior exemplo do atendimento pré-hospitalar móvel é o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), mas inclui também o corpo de bombeiros e outros serviços de urgência móveis de empresas particulares. Nesse caso, são utilizados veículos especializados para chegar mais rapidamente à vítima após o acontecimento de algum agravo à saúde.

Quando nos deparamos com uma cena de acidente, precisamos em primeiro lugar fazer uma avaliação da cena, ou seja, a cinemática do trauma, esta avaliação serve de subsídio para termos uma ideia de quais tipos de lesões nossa vítima vai apresentar para nós e se estaremos em uma cena segura.

Após chegar até o local da vítima, os profissionais de saúde prestam os primeiros cuidados essenciais à manutenção da vida e estabilização do paciente. Posteriormente, o paciente é transportado no veículo para algum serviço de saúde que disponha das tecnologias que serão necessárias para a continuidade de seu cuidado.

Os veículos do atendimento pré-hospitalar móvel também são usados para o transporte de um paciente de nível de atenção mais básico para outro mais complexo, como no caso do atendimento pré-hospitalar fixo.

Normalmente, a equipe de atendimento pré-hospitalar inclui um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um médico e o motorista do veículo. De acordo com a gravidade do agravo à saúde, a presença do enfermeiro e do médico pode ser necessária ou não para o atendimento.

É de fundamental importância o aprendizado do atendimento pré-hospitalar, não só para quem é da área da saúde, mas também para os leigos. Saber coisas básicas como desafogar uma criança ou os principais passos para inicial uma ressuscitação cardiopulmonar, podem salvar uma vida.

O atendimento pré-hospitalar é importantíssimo para o socorro de vítimas, independente do motivo. Ter conhecimento para executar manobras em situações extremas é obrigação de qualquer profissional da saúde.

Tenha segurança no atendimento pré-hospitalar com o curso Atendimento Pré Hospitalar de Excelência. O conteúdo é excelente, há vários bônus e os recursos para o estudo facilitam demais a jornada de quem quer aprender de verdade. Clique aqui e saiba mais!


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário