Quais são os macronutrientes e micronutrientes?





Os macronutrientes são aqueles que compõem a maior parte da alimentação. São responsáveis por fornecer a energia necessária para manter o corpo funcionando. No grupo dos macronutrientes encontram-se os carboidratos, as proteínas e as gorduras.

Os carboidratos são uma das principais fontes para produção de energia, sendo responsáveis por diversas funções do metabolismo. A falta de carboidratos no organismo pode causar prejuízos ao sistema nervoso central, principalmente. Este macronutriente é encontrado em abundância na maior parte de alimentos como grãos, vegetais e açúcares. Já as proteínas têm diversas funções, como a formação de anticorpos, hormônios e enzimas.

Encontradas no tecido muscular, ossos e sangue são de vital importância para o funcionamento saudável do organismo. As proteínas são encontradas em alimentos tanto de origem animal (carnes, ovos e leite), quanto de origem vegetal (cereais integrais e leguminosas secas).

Apesar de temidas pela associação com o peso excessivo, as gorduras são muito importantes para o organismo, podendo ter origem vegetal ou animal. Elas são fonte de energia e possuem a função de transportar nutrientes. As gorduras são encontradas em diversos alimentos como manteiga, carnes, queijos, óleos e chocolate, entre outros.

A ingestão dos macronutrientes em porções diárias é fundamental para se obter um corpo mais saudável e equilibrado.

Os micronutrientes são necessários em menores quantidades e fazem parte deste grupo as vitaminas e minerais.

As vitaminas são compostas de baixo peso molecular, mas essenciais para a realização das atividades vitais do corpo. Podem ser encontradas em pequenas porções na maioria dos alimentos.

Os minerais são substâncias que fazem parte do tecido duro do organismo (ossos e dentes) e possuem função reguladora. Os principais minerais que não podem faltar no organismo são: cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro e zinco.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário