Saiba tudo sobre o Treinamento Suspenso




Treinamento suspenso é uma nova forma de treinamento na qual se realiza exercícios explorando o peso corporal como resistência. O que caracteriza a suspensão é a utilização de tiras, nas quais o sujeito pode ter as suas extremidades suspensas (membros superiores ou inferiores), durante a execução dos exercício. Os exercícios realizados no TS utilizam a força da gravidade e movimentos para gerar resposta neuromuscular às mudanças na posição do corpo.

O treino suspenso é facilmente adaptado para vários níveis diferentes de habilidades. Você consegue usá-lo com os alunos iniciantes e avançados, tudo no mesmo equipamento.

Princípios

Ao desenvolver o equipamento, seu criador utilizou três princípios:Estabilidade, Pêndulo e Resistência.

Cada um deles serve para dificultar ou facilitar o movimento realizado. De acordo com o princípio do vetor de resistência conseguimos aumentar a resistência exercida sobre certo músculo durante o exercício.

Para isso bastante alterar o ângulo formado entre o corpo e o solo. Conforme o ângulo diminui o exercício fica mais difícil (pense que a gravidade puxando o corpo para baixo também se torna parte da resistência). Portanto se você quer adaptar o exercício para iniciantes é só aumentar esse ângulo e encontrar uma posição mais estável.

O princípio do pêndulo determina que a posição do corpo em relação ao ponto fixo da fita também deixa o movimento mais fácil ou difícil. O treino suspenso fica mais desafiador quando o aluno se distancia do ponto fixo. Quanto mais perto mais estável será o movimento, portanto mais fácil.

Por fim, outra maneira de dificultar ou facilitar é alterando a base de apoio do aluno. Uma base menor dará menos estabilidade, uma maneira simples de desafiar seu aluno.

Fitas de suspensão

A realização do treinamento suspenso inicialmente exige apenas as fitas de suspensão. Elas são fundamentais para a realização dos movimentos e podem ser facilmente transportadas por você para praticar os exercícios em qualquer lugar. Elas são resistentes e seguras para você realizar os movimentos sem se preocupar com falhas nos apoios.

Elas podem ser adquiridas em lojas de equipamentos esportivos ou sem sites que oferecem produtos para esportistas.

Dinâmica

O Treinamento suspenso envolve movimentos simples e complexos, integrados e multiarticulares geralmente multiplanares exigindo um esforço coordenado, potencializando a capacidade do sistema nervoso de coordenar movimentos de uma maneira mais eficiente, construindo padrões motores fortes, melhorando a estabilização e massa funcional. Durante a realização dos exercícios as mãos ou os pés do usuário estão suportados por um ponto de ancoragem única, normalmente enquanto uma extremidade esta suspensa à oposta está em contato com o solo

Cuidados
Os exercícios com fitas de suspensão são perfeitamente seguros para todos os seus alunos. Só tome alguns cuidados antes e durante a realização do movimento.
Alguém que é incapaz de fazer o movimento numa base estável certamente apresentará compensações na base instável. Antes de colocá-lo no equipamento faça um trabalho preparatório de fortalecimento e estabilização de Core. Assim você evita compensações na hora dos exercícios que podem ser prejudiciais para o aluno.
O aquecimento antes de exercícios suspensos avançados também deve ser cuidadoso. Você quer um aluno pronto para realizar os movimentos com perfeição, então comece com versões mais simplificadas para ter certeza.
Por fim, sempre observe seu aluno e dê as instruções corretas. Ele deve saber como facilitar ou dificultar seus exercícios através de ajustes na posição do corpo. Vá mostrando como fazer os movimentos para melhorar ainda mais seu desempenho e sempre tome cuidado com compensações.
Quanto mais perto da fadiga estiver o corpo, mais provável será que ele vai compensar. Isso exige um olhar atento do instrutor que deseja garantir a segurança do aluno e eficiência do exercício.
Tomando todos esses cuidados você conseguirá usar o treinamento suspenso com qualquer um dos seus alunos. Mesmo que ele seja um idoso ou alguém lesionado.
Concluindo...
O treinamento suspenso possui eficiência em ativar a musculatura do core, podendo contribuir para a melhora do desempenho relacionado ao equilíbrio, potência, velocidade de movimento em público jovem saudável e em alguns atletas. Dessa forma, parece ser uma ferramenta interessante para ser utilizada no core training e no treinamento funcional para objetivos predeterminados. No entanto, a literatura científica carece de estudos bem conduzidos e que explorem o TS em públicos variados (idosos, crianças, obesos, etc.), no intuito de verificar sua aplicabilidade no que tange à eficiência e segurança.

Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário