Treinador de Voleibol e as Bandagens Funcionais





A relação entre as bandagens funcionais e o voleibol é cada vez mais comum. Dificilmente você vê um campeonato sem um atleta fazendo o uso dessas bandagens. Mas o que isso ajuda?

As bandagens terapêuticas são elásticas e adesivas e agem de acordo com a direção e tensão com que são aplicadas. Elas funcionam enviando estímulos ao cérebro e também possuem ondulações que elevam a pele, melhorando a circulação sanguínea.

Essas fitas são utilizadas principalmente para reduzir dores e sensação de desconforto. Elas promovem suporte durante a contração muscular, ajudam nas correções dos desvios articulares e no aumento da propriocepção – capacidade de receber estímulos provenientes dos músculos, dos tendões e de outros tecidos internos.

Além das funções já citadas, essas bandagens também reduzem edemas e hematomas, melhoram a circulação linfática e proporcionam suporte muscular e articular aos ombros, costas, joelho, panturrilhas e outras articulações.

Então, elas são excelentes auxiliares das técnicas de reabilitação em lesões articulares, ligamentares, musculares e posturais, dentre outras.

Podem ser utilizadas tanto na prevenção quanto no tratamento de lesões desportivas. A  medida que o esporte vai exigindo mais dos atletas, eles buscam superar seus limites e atingir um melhor desempenho, expondo o praticante a uma probabilidade maior de lesões.

Considerando que as lesões são qualquer descontinuidade traumática ou patológica do tecido, ou perda de função de uma parte, gerando preocupação tanto para os atletas lesionados quanto para os técnicos desportivos

Treinos excessivos levam os atletas possuírem pouco tempo para descansar e alguns não possuem bom condicionamento físico, gerando assim uma  sobrecarga nos mesmos, tendo estes uma maior tendência às lesões.

E o treinador de voleibol precisa estar atento a essas lesões e a prevenção de seus atletas. Como a bandagem é uma excelente forma de prevenir lesões e evitar elas piorem, nada mais adequado do que começarem a aprender a aplicação dessas bandagens.  Preciso de apresentar o curso de bandagem que foi especialmente desenvolvido para que QUALQUER PESSOA que queira aprender a técnica (médico, Fisioterapeutas, etc).




Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário