Fonoaudiologia e a dificuldade de aprendizagem





A fonoaudiologia é a área da saúde que diagnostica, trata, orienta e aperfeiçoa aspectos que tenham relação com a função auditiva, a linguagem oral e escrita, a fluência e articulação da fala e do sistema de deglutição (ato de engolir).
Uma dificuldade (ou distúrbio) de aprendizagem refere-se a um atraso, desordem ou retardo do desenvolvimento em um ou mais processos da fala, leitura, escrita, aritmética ou outro resultado escolar do sujeito causado por uma desvantagem psicológica devido a uma possível disfunção cerebral e/ ou distúrbios emocional ou comportamental. Ela não é resultado de retardo mental, privação sensorial ou de fatores culturais e educacionais.
Pode-se procurar um fonoaudiólogo para tratar condições que acometem desde recém-nascidos a idosos, normalmente recomendado por um outro especialista. Alguns exemplos são:
  • Bebês que não conseguem mamar (sugar e engolir) o leite corretamente;
  • Dificuldade de deglutir alimentos em qualquer idade;Rouquidão constante;
  • Problemas de audição (tratado em conjunto com o otorrino);
  • Distúrbios de leitura e escrita;
  • Doenças comuns em idosos que provocam problemas na audição, na fala e na deglutição;
  • Estética facial (exercícios para o fortalecimento da musculatura do rosto)
  • Problemas de fala (língua presa, troca de letras, dificuldade em emitir os sons);
  • Dificuldades de respiração (respirar pela boca);
  • Problemas ou melhorias na voz (no caso de pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho).
A fonoaudiologia é uma área bem ampla no que se refere à função auditiva e de linguagem, os exames e tratamentos também o são, conforme a necessidade de cada caso.
Os tratamentos costumam envolver exercícios de fala, respiração e deglutição feitos no próprio consultório, além do aprendizado da linguagem de sinais e leitura labial para os pacientes com surdez.
Manual de Exercícios Para Reeducação dos Distúrbios da Leitura e Escrita

O Manual de exercícios para reeducação dos distúrbios da leitura e escrita é uma excelente ferramenta para quem quer trabalhar com  reeducação dos distúrbios da leitura e escrita. Tudo o que você precisa em um único produto. Clique aqui e saiba mais!




Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário