Implantodontia e seus tipos




Implantodontia é o ramo da Odontologia que se destina ao tratamento do edentulismo com reabilitações protéticas suportadas ou retidas por implantes dentários. No Brasil, diferentemente de outros países é uma Especialidade da Odontologia RESOLUÇÃO CFO 168/90.

Tem como objetivo a implantação na mandíbula e na maxila, de materiais e mui aloplásticos destinados a suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis e próteses totais outras coisas.. Ao redor do titânio ocorre a osseointegração que é caracterizada pela formação de tecido ósseo que irá incorporar este material ao organismo. E, é extremamente importante, que o tecido ósseo mantenha-se preservado mesmo quanto o implante dentário seja submetido aos esforços mastigatórios.
A integração óssea deve-se a incapacidade do nosso organismo em detectar o titânio intra-ósseo; devido a suas características bio-inertes (ao se expor ao ar, a superfície do titânio se transforma em óxido de Ti), não acontece a formação de tecido fibroso em volta do implante, permitindo assim o crescimento ósseo ao redor do mesmo, estando em contato íntimo osso e implante.

Os implantes dentários podem ser uma opção para as pessoas que perderam um dente ou vários dentes devido a doença periodontal, uma lesão ou algum outro motivo.

TIPOS DE IMPLANTES DENTÁRIOS
  • Endosteal (no osso): Este é o tipo de implante dentário mais recorrente. Os vários tipos incluem parafusos, cilindros ou lâminas colocados cirurgicamente no osso maxilar. Cada implante contém um ou mais dentes protéticos. Este tipo de implante é geralmente usado como uma alternativa para os doentes com pontes ou dentaduras removíveis.
  • Subperiosteal (no osso): Estes são colocados na parte superior da mandíbula com mensagens do quadro do metal salientes através da gengiva para segurar a prótese. Estes tipos de implantes são utilizados para os pacientes que são incapazes de usar dentaduras convencionais e que têm altura óssea mínima.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário