O que é e-Learning?





O termo e-Learning corresponde a um modelo de ensino não presencial suportado por tecnologia. Actualmente, o modelo de ensino/aprendizagem assenta no ambiente online, aproveitando as capacidades da Internet para comunicação e distribuição de conteúdos. Desta forma, o e-learning aumentou as possibilidades de difusão do conhecimento e da informação para os alunos e tornou-se uma forma de democratizar o saber para as camadas da população com acesso às novas tecnologias, permitindo que o conhecimento esteja disponível a qualquer hora e em qualquer lugar.

Outra definição simples para e-learning será "o processo pelo qual o aluno aprende através de conteúdos colocados no computador e/ou Internet e em que o professor, se existir, está à distância, utilizando a Internet como meio de comunicação (síncrono ou assíncrono) podendo existir sessões presenciais intermédias." O sistema que inclui aulas presenciais no sistema de e-learning recebe o nome de blended learning.

O blended learning, ou B-learning, é um derivado do E-learning, e refere-se a um sistema de formação onde a maior parte dos conteúdos é transmitido em curso à distância, normalmente pela internet, entretando inclui necessariamente situações presenciais, daí a origem da designação blended, algo misto, combinado. Pode ser estruturado com actividades síncronas, ou assíncronas, da mesma forma que o e-learning, ou seja, em situações onde professor e alunos trabalham juntos num horário pré-definido, ou não, com cada um a cumprir suas tarefas em horários flexíveis. Entretanto o blended learning em geral não é totalmente assíncrono, porque exigiria uma disponibilidade individualizada para encontros presenciais, o que dificulta o atendimento.

A fim de apoiar o processo, foram desenvolvidos Sistemas de Gestão de Aprendizagem(Learning Management System ou LMS, no original). São aplicações projectadas para funcionarem como salas de aula virtuais, gerando várias possibilidades de interacção entre os seus participantes. Em particular, os processos de interacção em tempo real passaram a ser uma realidade, permitindo que o aluno tenha contacto imediato com o professor e com outros alunos.

A interactividade disponibilizada pelas redes da Internet, intranet, segundo a corrente sócio-interacionista, passa a ser encarada como um meio de comunicação entre alunos, tutores, e o meio. Partindo dessa premissa, é capaz de proporcionar interacção nos seguintes níveis:

   Aluno/Tutor;
   Aluno/Conteúdo;
   Aluno/Aluno;
   Aluno/Ambiente.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário