Alongamento Muscular em Idosos






No Mundo e principalmente no Brasil a taxa de crescimento de pessoas com idade acima dos 60 anos vem aumentando e, cada vez mais , este público necessita de profissionais ou acompanhantes que mostre a eles, exercícios práticos para uma vida mais saudável.  O E-book Exercícios de Alongamento para Idosos serve como Guia de Técnicas Simples de Alongamento para manter a Flexibilidade e a Estabilidade dos Idosos. Saiba mais clicando aqui!

Ninguém consegue evitar o declínio funcional do organismo à medida que os anos se acumulam. Fatores como equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora e força muscular acabam sofrendo um decréscimo significativo com a passagem do tempo.

No entanto, é possível amenizar os efeitos do envelhecimento com a prática de exercícios físicos e adotando uma dieta saudável. Outra recomendação frequente são os alongamentos para idosos, que podem ser executados em casa e em diferentes períodos do dia.

Os exercícios de alongamento para idosos são importantes para a manutenção do bem-estar físico e emocional, além de ajudar aumentar a flexibilidade dos músculos e articulações, favorece a circulação sanguínea e faz com que seja mais fácil realizar algumas atividades diárias, como cozinhar, limpar e arrumar.

Vários são os exercícios que alongam os músculos e promovem bem-estar a todas as faixas etárias. Entretanto, na terceira idade, eles costumam ser mais específicos e mais suaves, como por exemplo:

  • Alongamento para os pés: consiste em alongar os músculos desse membro tão importante para a locomoção, evitando dores e facilitando a caminhada;
  • Alongamento dos braços: consiste em tornar mais flexíveis os músculos do braço, de forma que atividades rotineiras como limpar a casa ou lavar a louça possam ser executadas com mais facilidade;
  • Alongamento do pescoço: consiste em aliviar os pontos de tensão provocados por estresse, ansiedade e por doenças como a fibromialgia, por exemplo. Além disso, o alongamento do pescoço também contribui para que o mais velho possa atravessar a rua com mais segurança, já que os movimentos de olhar de um lado para outro sofrem melhorias.
Contraindicações para a prática de alongamento

Apesar de ser uma atividade física de baixo impacto e risco, o alongamento deve ser evitado por algumas pessoas, de forma a evitar danos à saúde. Sendo assim, não pratique alongamentos se você possui alguma das condições abaixo:

  • Inflamação ou infecção muscular;
  • Comprometimento ósseo;
  • Dor crônica nas áreas envolvidas pela atividade;
  • Problemas vasculares;
  • Fraturas.




Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário