Saiba mais sobre a Farmacologia







Farmacologia Clínica é a área da Farmácia que estuda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos. Ela analisa a composição dos medicamentos, suas propriedades físicas e químicas, interações e associações, toxicologia, efeitos bioquímicos e fisiológicos, reações adversas, mecanismos de absorção, biotransformação e excreção dos fármacos para o seu uso terapêutico no tratamento de doenças.

Essa ciência nasceu em meados do século 19 e engloba o conhecimento da história, origem, propriedades físicas e químicas, associações, efeitos bioquímicos e fisiológicos, mecanismos de absorção, biotransformação e excreção dos fármacos para seu uso terapêutico ou não.

O farmacêutico ou farmacologista é o responsável pelo estudo da composição e produção de medicamentos, bem como do efeito que as substâncias químicas ao interagir com o organismo dos seres vivos. Ele trabalha na preparação de remédios, cosméticos, produtos de higiene pessoal, análise e realização de exames laboratoriais, controle de qualidade dos alimentos, podendo atuar em laboratórios, farmácias e indústrias farmacêuticas, por exemplo.

Quem opta pela área pode trabalhar como orientador de pacientes nas farmácias, controlar a qualidade da produção de alimentos, atuar na detecção de doenças, analisar exames, atuar na formulação de cosméticos, fazer o controle de remédios, fiscalizar e controlar a qualidade da água e do ar, analisar materiais para detectar e combater doenças infecciosas, fazer análise ambiental, entre outras atividades.

O mercado de trabalho farmacêutico é bastante aquecido e oferece muitas oportunidades nas farmácias e nas drogarias, já que a presença desse profissional é obrigatória nos estabelecimentos. Também é possível seguir carreira em indústrias, com a produção de remédios, no setor de cosméticos e até alimentação. Há também a possibilidade de seguir carreira na área de pesquisa científica e em áreas mais específicas, como toxicologia clínica e forense.

curso de farmacologia clínica, além de focar os conceitos básicos de farmacologia, envolve principalmente a forma de atuação dos fármacos, focando aspectos relacionados ao tratamento, como doses usuais, esquema terapêuticos. Clique aqui e saiba mais!


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário