Biomateriais na Odontologia






Biomateriais são materiais que podem ser implantados para substituir ou reparar tecidos em falta. Podem ser de origem natural ou sintetizados em laboratório e são capazes de interagir com o corpo humano.

Os biomateriais, tais como substitutos ósseos e membranas de colágeno, são usados regularmente em odontologia regenerativa e também para a regeneração óssea e cartilaginosa em ortopedia.

Ao pensar em biomateriais é comum lembrar-se deles primeiramente na medicina, como, por exemplo, em próteses ortopédicas, cirurgias em geral e reparo de cortes profundos. Porém, uma das áreas mais comum do uso deste tipo de material é também a odontologia, o uso nesta área é tão comum que as pessoas esquecem que se trata de um biomaterial. Quem nunca viu crianças com os mais diversos tipos de aparelhos odontológicos e/ou "estrelinhas" (contra caries) nos dentes, ou adultos com implantes de ouro ou porcelana? Estes aparelhos são cada vez mais comuns na vida das pessoas; inicialmente eram usados apenas quando estritamente necessários, hoje os motivos mais comuns são a estética e a higiene bucal.
         
O mais usado dos aparelhos odontológicos é o chamado "aparelho fixo" (vide figura abaixo), este tipo de aparelho tem evoluído bastante ao passar dos anos, antes estes eram majoritariamente na cor metálica podendo ter as "borrachinhas", que seguram o fio, coloridas ou não.

Biomateriais são materiais, naturais ou sintéticos, que podem ser implantados no corpo humano para substituir ou reparar tecidos danificados ou em falta. Os biomateriais mais conhecidos são os da área odontológica, pois são frequentemente utilizados em próteses dentárias, aparelhos fixos e móveis ou como implantes dentários. É fundamental que além de saber manusear os diferentes tipos de biomateriais, o dentista garanta o conforto e a discrição do paciente, permitindo um cotidiano normal a ele. 

O curso de Biomateriais na Odontologia trata de histologia, tipos de materiais, problemas dentários e bucais, entre outros tópicos relevantes. Clique aqui e saiba mais!


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário