Sinais de que é preciso levar a criança à Fonoaudiologia





Não é só quando há deficiências na fala que os pais da criança devem procurar um fonoaudiólogo. Há diversos outros motivos que podem ser corrigidos com um tratamento especializado.

Em relação às crianças, esses problemas podem estar relacionados à amamentação. Este é um período extremamente importante para a saúde e desenvolvimento da criança. Mas, alguns bebês podem apresentar problemas na hora da sucção e deglutição (ato de engolir o alimento, no caso, o leite materno). Dessa maneira, há o desmame precoce, e em alguns casos pode prejudicar a saúde do bebê.

Vale destacar que a chupeta não é, necessariamente, algo horrível para a vida do bebê, já que ela pode estimular a sucção. O ideal é consultar um fonoaudiologista para saber como e quando aplicar.

O fonoaudiólogo, portanto, irá agir nessa situação. O profissional irá estimular a criança para que ela aprenda a sugar o leite da mãe, e fazer com que não haja engasgamento. A mãe também participa do tratamento, recebendo orientações do fonoaudiólogo.

Outro problema que pode ser corrigido com a fonoaudiologia é a mastigação. Uma mastigação ruim pode gerar engasgos, má-digestão, entre outros problemas na saúde da criança. Ao observarem esses problemas, os pais devem também procurar o auxílio de um fonoaudiólogo.

O ideal é que os pais mantenham total atenção e observação no comportamento das crianças, desde a fase da amamentação. Os sinais de engasgamento frequente, dificuldades de gesticular a boca, palavras ditas erradas, língua presa e atraso no aprendizado de sons e palavras são totalmente percebidos pelos pais no convívio com o filho.

Um vocabulário limitado, por exemplo, também pode ser um sinal de que a criança precisa ir à fonoaudiologia. Em uma fase posterior, problemas na escola e na aprendizagem também podem estar relacionados a disfunções da fala.





Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário