Exercícios para impulsão vertical no Voleibol





Saltar é uma parte muito importante do vôlei, porque pode ser usada tanto para o ataque quanto para a defesa. Todos os atletas praticantes do vôlei, salvo algumas exceções, podem aumentar a altura de seus saltos com o fortalecimento de seus músculos, lançando mão de técnicas que aperfeiçoem seu estilo de jogo


Quer dicas sobre como melhorar a sua capacidade de saltar?  Veja 4 exercícios para melhorar a impulsão no Voleibol

1- Agachamento com peso corporal

agachamento peso corporal

Em primeiro lugar, o agachamento de peso corporal é útil para melhorar sua capacidade de saltar mais alto porque ajuda a aumentar a força corporal como um todo.

Depois, porque replica uma dos movimentos fundamentais para a execução de um salto vertical – ou seja, os músculos trabalhados no agachamento certamente participam do salto vertical.

Se você se tornar um monstro do agachamento, certamente já vai melhorar muito o salto vertical.

2- Elevação de panturrilha

elevação de panturrilhas

Para fazer este exercício, você não precisa de nenhuma carga ou equipamento, apenas o seu peso corporal e um degrau. Lembre-se de fazer os movimentos bem lentos e forçando o quanto puder esse músculo da perna.

Quase todo jogador de basquete treina pesado este movimento – e isso já é o suficiente para dizer porque vocÊ deve fazer se quer melhor o seu salto vertical, né?!

Shaquille O'Neal, por exemplo, afirmou que fazia elevações de panturrilhas diariamente no seu tempo de escola e que isso melhorou seu salto vertical em quase 30 centímetros.

O fato é que, obviamente, os músculos das pernas são os mais importantes para um bom salto vertical – o core também pode ajudar, mas tem participação infinitamente menor. As panturrilhas, claro, são parte fundamental disso.

3- Pular corda

pular corda

Para pular corda, você ativa e desenvolve todos os músculos envolvidos no salto vertical. Logo, é evidente que ao treinar um, você se torna melhor preparado para o outro.

Uma sugestão é pular corda de duas a três vezes por semana, começando com séries curtas e, conforme você for evoluindo e melhorando no exercício, aumentar a duração das séries.

4- Exercícios pliométricos

exercicios-potencia-salto-na-caixa

Os exercícios pliométricos melhoram a conexão neuromuscular, característica que é fundamental para transferir a força desenvolvida ao chão na hora de pular.

Os exercícios pliométricos mais comuns são agachamento com salto, salto com caixa e salto horizontal parado. Pular corda também entra nessa categoria.

Dicas para professores e estudantes que lidam com o Voleibol: 


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário