Biomecânica e o Pilates




A biomecânica nada mais é do que o estudo e a aplicação das leis da mecânica ao movimento humano. A partir desse estudo conseguimos observar os movimentos que são normais do corpo, e aqueles que possivelmente podem gerar algum tipo de lesão.

A biomecânica é uma área dedicada ao estudo do movimento que envolve diversas variáveis. Para realmente entender a biomecânica do agachamento devemos entender alguns fatores, que incluem:
  • Articulações envolvidas;
  • Movimentos articulares;
  • Planos e eixos do movimento;
  • Tipo de contração;
  • Músculos que atuam no movimento.
Basicamente, um movimento só acontece através da interação de forças de dois corpos. Essas forças fazem com que ocorra uma mudança no estado dos corpos envolvidos, gerando o movimento. Através da biomecânica e de suas áreas de conhecimento correlatas podemos analisar as causas e efeitos do movimento. A análise biomecânica ajuda o profissional a compreender como as forças atuam em um corpo durante certo movimento.

Esta área da ciência tem sido desenvolvida nos cursos de Educação Física e Fisioterapia, pois ambas as profissões lidam com o movimento, através de prescrição de exercício, reabilitação ou avaliação do movimento. E, é claro, potencializa os atendimentos de Pilates.

O Método Pilates foi criado para condicionar o corpo todo, ele estimula a integração da mente e do corpo, e ajuda a alcançar a precisão no controle dos músculos, a coordenação e a fluidez dos movimentos.

Ter em mente que estudar a biomecânica do movimento, saber como potencializar o uso do músculo certo para o "problema"é muito importante para o sucesso do tratamento, principalmente o de Pilates. 

Em desequilíbrios musculares que causam problemas na coluna, sempre presente em pacientes nas clinicas quanto em alunos na academia, um conceito muito importante é ter estabilidade corporal, central, do core e isso não significa ter rigidez excessiva nessa região. É preciso saber distinguir qual a necessidade de seu aluno para eliminar as dores através do conceito a Estabilidade x Mobilidade.

A instabilidade na região do core seria a principal causa de lesões, e por consequência, dor em nossos alunos. Ou seja, quanto mais estável o corpo estiver, menor será a possibilidade de lesões. .
 
Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário