Posição para bebê dormir e a enfermagem



 http://static1.squarespace.com/static/525098dde4b00c64c3d154a8/t/5271644ee4b013b6d65621c3/1383162959139/sono+1.jpg?format=1000w

A posição para o bebê dormir é muito importante. Os bebês que dormem de barriga para cima têm 70% menos chance de morte súbita, uma das principais causas de mortes de crianças menores de um ano. 

A maioria dos pediatras, em torno de 90%, orienta os pais a colocarem o bebê para dormir de lado. Mas o problema é que a posição lateral não protege da morte súbita. Não é que os pediatras estejam orientando errado, mas é que a sociedade (de pediatria) só resolveu tomar uma posição em relação ao tema agora. Mas dar essa orientação na Europa, nos Estados Unidos (países que já se posicionaram sobre o tema), é errado. E se, a partir de agora, os pediatras continuarem dando a orientação para posição lateral estarão errados.

Dormir de barriga para cima pode evitar casos de morte súbita porque favorece a criança a despertar. As crianças que dormem de costas têm linear de despertar mais lento. (...) Não dá para dizer que a morte súbita tem uma causa específica, são vários fatores, mas elas sofrem uma alteração durante o sono e as que despertam não morrem.

A morte súbita é quando a criança morre durante o sono de forma inesperada, sem que tivesse algum sinal indicativo de problema de saúde. O diagnóstico de morte súbita só pode ser dado após uma necropsia.

 Posição

Bebês devem dormir de barriga para cima porque podem se sufocar se estiver de bruços ou de lado. Mesmo bebês que têm refluxo devem dormir nessa posição.

Vômito

Se o bebê vomitar e estiver de barriga para cima, a tendência é tossir e chamar a atenção dos pais. Se estiver de bruços ou de lado, pode aspirar o vômito.

Local


O ideal é que o bebê durma em seu berço próximo à cama dos pais nos primeiros meses de vida. Não há, no entanto, nenhum estudo que mostre que dormir na cama dos pais aumenta o risco de morte súbita.

Adereços

Bichos de pelúcia e paninhos na cama podem, além de provocar alergia, sufocar a criança.

O que pode acarretar a morte súbita

- Posição de dormir

- Exposição ao fumo durante a gravidez e após o nascimento

- Consumo de álcool e drogas durante e após a gestação

- Falta de aleitamento materno

- Uso de colchões e travesseiros muito moles ou fofos

- Prematuridade ou baixo peso ao nascer

Fonte: SBP

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário