Mantenha uma boa postura na Natação






A gente sabe  quanto uma postura correta é importante enquanto caminhamos, sentamos ou fazemos outras atividades é indispensável para evitar dores na coluna e corrigir erros posturais. Na Natação não é diferente. Manter o corpo alinhado durante a natação evita que seu quadril fique muito baixo e, assim, diminui o arrasto hidrodinâmico, melhorando sua eficiência e a velocidade.

Este alinhamento correto do corpo é conhecido como streamline (quando o nadador está com os braços estendidos para a frente), e tem uma série de exercícios educativos que podem melhorar a sua postura. Entretanto, é preciso levar em consideração duas coisas importantes:

Bater as pernas: a função das pernadas na natação é muito mais de postura do que de propulsão. Quando você encontra o tempo adequado da pernada e faz uma pernada eficiente, a perna e o quadril sobem, melhorando sua postura como um todo.

Por esta razão, é fundamental que você melhore a qualidade da pernada pra subir seu corpo completamente alinhado na água.

Ativar os músculos do abdômen e da lombrar: quando você aprende a ativar estes músculos de maneira que não precise ter uma pernada muito intensa ou muito rápida, seu corpo fica reto. Um treino indicado para a mobilização da lombar e do abdômen é usar uma borracha para prender os pés. Você pode fazê-la de várias maneiras, como, por exemplo, cortar uma câmara de ar e prendê-la em suas pernas. Desta forma, elas irão subir naturalmente e compensará o uso da lombar.

Nadadores eficientes utilizam o seu Core para rotacionar o tronco deixando a cabeça fixa. Quando você rotaciona na água seu corpo adota um movimento mais parecido com a forma de um barco ou um peixe, maximizando o seu deslocamento a cada braçada. No começo nadar crawl com rotação de tronco pode ser desconfortável e parecer estranho. Mas incorporar a rotação ao seu estilo você será capaz de nadar mais eficientemente.

Dicas para manter o quadril elevado

Nadar com o quadril baixo pode, também, estar relacionado com um mau fortalecimento do abdômen. Caso você não consiga manter o corpo alinhado porque não consegue deixar o quadril elevado, duas dicas são essenciais para te ajudar.

1 – Afundar a cabeça: a ideia é que o meio da testa esteja dentro da água. Quando você consegue afundar a cabeça, o quadril e a perna sobem, o que já melhora a sua posição na água.

2 – Visualizar que você está empurrando as costelas para o fundo da piscina: quando está deitado na água, em posição com o ventre para baixo, você faz como se estivesse empurrando as costelas para o fundo da piscina. Desta forma, irá gerar um leve arqueamento das costas, bem sútil, que também ajuda a subir as pernas e faz com que seu corpo fique melhor alinhado.

Ao nadar, temos que prestar a atenção na postura do corpo e na sincronia dos movimentos envolvidos na técnica. Cada detalhe é de extrema importância para um bom desempenho, seja a braçada, a pernada ou até mesmo a posição da cabeça

image.png


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário